Nova remessa

657 mil doses: maior lote de vacinas contra a Covid-19 chegará ao Maranhão

Deste total, 146.980 serão recebidas hoje à tarde pelo Estado; outras 510.590 doses serão recebidas de forma progressiva nos próximos dias

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Ministério da Saúde vai enviar mais de 657 mil doses das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer ao MA
Ministério da Saúde vai enviar mais de 657 mil doses das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer ao MA (vacinas)

São Luís - O Maranhão deve receber 657.570 doses de vacina contra a Covid-19 para a campanha contra a doença. De acordo com a estimativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a expectativa é de que, deste total, 146.180 doses de vacinas desembarquem hoje (26), sendo 117.080 doses de CoronaVac e 29.100 doses da AstraZeneca. As outras doses serão recebidas de forma progressiva nos próximos dias.

O quantitativo de doses a ser destinado ao Maranhão foi confirmado a O Estado pelo Ministério da Saúde (MS). De acordo com a pasta, por meio do Informe Técnico da 32ª pauta de distribuição do Plano de Vacinação contra a Covid-19, das 510.590 a serem destinadas e que completam as pouco mais de 657 mil doses, 444.250 são doses de imunizantes AstraZeneca e oriundas da Fiocruz. Outros são imunizantes da Pfizer.

Antes dessa remessa, o maior lote de vacinas enviado ao Maranhão desde o início da campanha foi registrado em 24 de maio deste ano, quando 300 mil doses foram destinadas ao estado. No dia 14 do mesmo mês, outras 287.850 doses foram recebidas, de acordo com a SES.

O montante a ser recebido nesta semana deve ampliar a imunização em municípios do Maranhão e ainda executar a medida, oficializada pelo MS em coletiva realizada no início da tarde de ontem (26), que prevê a aplicação de imunizantes CoronaVac e Pfizer (de preferência este último imunizante) para gestantes e puérperas que, porventura, receberam AstraZeneca na aplicação da dose inicial.

Por determinação do próprio MS e por registros de reações específicas da vacina AstraZeneca a este público, a aplicação deste imunizante para o público foi suspensa. Porém, em alguns estados, incluindo o Maranhão, gestantes receberam – sem registros oficiais de efeitos colaterais adversos – vacinas AstraZeneca aplicadas antes do parecer da pasta federal.

Na semana passada, o Maranhão recebeu – ainda de acordo com informações da SES – 97 mil doses de vacinas AstraZeneca e CoronaVac. Apesar das doses, o Maranhão ainda registra disparidade entre locais quanto à cobertura vacinal.

Enquanto a Região Metropolitana, de acordo com a SES, registra 93,5% de cobertura (ou seja, considerando as doses aplicadas em relação às doses distribuídas), cidades como Zé Doca contabilizam percentual de cobertura abaixo de 80%.

Mais de 4,6 mi de doses de vacinas foram recebidas

Até esta segunda-feira (26), com base em dados do Portal da SES, o Maranhão recebeu 4.681.400 doses de vacinas. Este dado é também confirmado pelo Ministério da Saúde (MS).

Segundo a pasta estadual, destes imunizantes, 2.714.260 foram AstraZeneca, 1.385.530 foram CoronaVac e outras 471.510 foram da Pfizer.

O estado também recebeu, via doação norte-americana repassada para a União e, por sua vez aos estados, 110.100 doses da vacina Janssen (em dose única).

O índice considerando satisfatório de doses recebidas fez o Maranhão recuar na estratégia de exigir a liberação para o uso da vacina Sputnik V. Em março deste ano, o Estado – via governador Flávio Dino (PSB) – assinou protocolo de compra (por meio do Consórcio Nordeste) para a compra de 37 milhões de doses do imunizante russo. Desse total, 4,6 milhões seriam para o Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.