Segurança

Policiamento reforçado por causa das férias e dos turistas na capital

Pontos mais visitados pelos turistas são a orla e o Centro Histórico; de acordo com a Setur, a maioria desse público é do sexo masculino

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
.
. (segurança policiamento)

São Luís - Ações ostensivas da Polícia Militar foram intensificadas em pontos turísticos de São Luís, com as férias

Mesmo com o período pandêmico da Covid-19, turistas têm visitado São Luís e a movimentação tem sido percebida por quem transita nos recantos da cidade. Dados mais recentes da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) mostram que 55% dos visitantes são do sexo masculino e 58% deles provenientes das regiões sudeste e sul. Para garantir a segurança desse público, durante essas férias, o Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur) reforçou o policiamento ostensivo em pontos turísticos da cidade, como Centro Histórico, Avenida Litorânea, Espigão Costeiro e Lagoa da Jansen. Somente no ano passado, houve registro de 150 prisões.

O tenente-coronel Diniz Batista, comandante do BPTur, explicou que os policiais do batalhão atuam 24 horas nas áreas de referência do turismo da capital e o policiamento ostensivo é intensificado no decorrer do período de alta temporada em razão da concentração de turistas na cidade.

Ele disse que, ao longo deste mês, foi reforçado o policiamento a pé e motorizado na Avenida Litorânea, inclusive, há policiais militares utilizando quadriciclos no patrulhamento na faixa de areia. Neste ponto da cidade, geralmente, as ocorrências são de roubo, furto, desacato e de acidente de trânsito.

Ainda de acordo com o comandante do BPTur, os policiais têm contato direto com a população. “Os policiais estão realizando o atividade ostensiva e oferecendo dicas de segurança, principalmente, para o turista”, contou Diniz Batista.

Ele disse que o policiamento na área do Centro Histórico também recebeu atenção especial do BPTur, com aumento do efetivo policial e intensificação das incursões. Neste ponto da cidade, geralmente, ocorrem registros de arrombamentos, roubos, furtos, consumo de entorpecentes e uso de bebida alcoólica por adolescentes. “O trabalho do batalhão, nesses pontos de São Luís, é de extremo significado devido à importância para o turismo e o desenvolvimento da economia”, frisou Diniz Batista.

Turista na capital
O Observatório de Turismo da Cidade, vinculado ao grupo de pesquisa Turismo, Cidades e Patrimônio, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Setur, realizou uma pesquisa no mês passado com o objetivo de coletar dados sobre o turista que visita a cidade.

Segundo a pesquisa, 58% dos turistas vieram das regiões Sul e Sudeste, seguido de 25% vindos da região Nordeste, que regularmente enviava a maior quantidade de turistas para São Luís. Em relação à permanência na Ilha, 55% informaram que ficaria entre um e cinco dias. Quanto à estadia, 75% dos visitantes ficaram em hospedagem, 15% em casa de familiares e 11% em apartamentos e casas alugadas.

Um outro dado importante da pesquisa é que 93% dos turistas avaliaram como boa ou excelente a experiência em São Luís. Além disso, os locais mais visitados foram Centro Histórico (26%), seguido de bares e restaurantes (18%) e praias (16%). Também foi constatado que o fluxo de passageiros (embarque e desembarque) no aeroporto de São Luís registrou um crescimento de 425,81% no mês passado em relação ao mesmo período do ano passado.

O destino São Luís conquistou o selo de Viagem Segura (Safe Travels) após apresentar ao Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) um documento com uma série de protocolos que estão sendo adotados na administração pública municipal.

SAIBA MAIS

Dicas de segurança para o turista

  • Visitante deve ter informações concretas sobre o local onde está hospedado
  • Não é aconselhável o turista andar sozinho pelo fato de desconhecer a cidade
  • Andar em grupo gera a sensação de segurança, principalmente, na companhia do guia turístico
  • Não é ideal o turista andar com joias ou objeto de valor pelas ruas da cidade
  • Grande quantia de dinheiro também não é aconselhável
  • Caso ocorra algum imprevisto é necessário comunicar imediatamente a polícia ou outro profissional da área de segurança pública

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.