Cuidados

"Saúde nas Feiras" atende público no bairro Liberdade

Ação é realizada em mercados por iniciativa da Fecomércio e Sindicato dos Feirantes de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Equipe envolvida na edição do “Saúde nas Feiras” na Liberdade
Equipe envolvida na edição do “Saúde nas Feiras” na Liberdade (saúde mercado)

Feirantes e consumidores do Mercado Municipal da Liberdade, em São Luís, tiveram uma manhã de cuidados com a saúde, vacinação e orientações sobre melhoria da qualidade de vida. A ação social é o ‘Saúde nas Feiras’ e foi realizada nesta sexta-feira (16) pelo Sindicato do Comércio Varejista de Feirantes de São Luís (Sindifeirantes), em parceria com o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc) Serviço Social do Comércio (Sesc) e Secretarias Municipais de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e de Saúde (Semus).

O Projeto Saúde nas Feiras é realizado desde 2012 e a ação no Mercado da Liberdade é a primeira deste ano. A retomada do evento está sendo possível, após o avanço da vacinação contra a Covid-19 na Grande Ilha. Durante a manhã foram realizados cerca de 50 atendimentos médicos e vários serviços com uma equipe multiprofissional do Sesc e da Semus.

A presidente do Sindifeirantes, Ivanilde Sampaio, ressalta a importância da iniciativa para a qualidade de vida dos feirantes, principalmente, neste momento de atenção sanitária em decorrência da pandemia. “Estamos retomando o Saúde nas Feiras e pretendemos estabelecer, junto às instituições parceiras, uma agenda de ações voltada aos feirantes, com atenção para a saúde física e mental destes profissionais que integram o rol das atividades essenciais da nossa cidade”, pontua.
Outros serviços como aferição de pressão arterial, vacinação contra o H1N1, teste de glicemia, orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), tabagismo, saúde bucal, estiveram à disposição da população.

Quem aproveitou a oportunidade para se cuidar e realizar um check-up foi a feirante Maria Divina Cabral, que passou por consulta médica. “Nós, feirantes, precisamos estar bem de saúde para realizarmos nossas atividades. Este suporte de serviços e orientação quanto ao risco de doenças no ambiente de trabalho chegou no momento certo”, ressalta.

Parceria Sesc

Um dos principais parceiros do Sindifeirantes no Projeto Saúde nas Feiras desde 2012, o Sistema Fecomércio, por meio do Sesc, levou à comunidade do mercado, ações de educação em saúde, medidas protetivas contra a Covid-19 e de saúde bucal, checagem de doenças crônicas não-transmissíveis (hipertensão e diabetes) e orientação sobre planejamento familiar, com enfoque, para o uso de métodos contraceptivos. Houve, também, distribuição de preservativos masculinos e femininos.

O Gerente da Unidade de Saúde do Sesc Maranhão, Alessandro Batista, descreve que “a iniciativa, neste momento atípico de pandemia, é necessária, uma vez que o feirante se doa integralmente ao seu ofício, deixando muitas vezes de se preocupar com a própria saúde por falta de tempo”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.