Cidades | Cerco

Operação Férias Seguras é realizada no Parque Nacional dos Lençóis

Atividade visa à segurança das pessoas que visitam a área no período de férias e está sendo realizado pelos bombeiros, CTA, PM e PC
Ismael Araújo / O Estado15/07/2021
Operação Férias Seguras é realizada no Parque Nacional dos LençóisOperação Férias Seguras está sendo realizada, até setembro, em Barreirinhas, Santo Amaro e Paulino Neves (Divulgação)

São Luís - Julho é o mês das férias e neste período, muitos pais aproveitam para viajar com os filhos, mesmo com a pandemia da Covid-19, em viagens mais curtas e próximas da capital, sobretudo com destino Barreirinhas e Santo Amaro, cidades que fazem parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde é possível caminhar sobre dunas e se refrescar em lagoas de água cristalina. Visando à segurança e o cuidado com o turista, os bombeiros militares, policiais militares e civis e aquipes do Centro Tático Aéreo (CTA) estão desenvolvendo naquela região a Operação Férias Seguras, que se estenderá até o mês de setembro.

No último dia 10 ocorreu um evento em Barreirinhas, para anunciar o início da operação, com a presença do prefeito da cidade, Dr. Amílcar; o gestor municipal de Santa Amaro, Leandro Moura; o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela; o comandante do Corpo de Bombeiros Militares, coronel Célio Roberto; comandante da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro; delegado adjunto de operações da Polícia Civil, Danilo Veras; o secretário estadual de Turismo, Catolé Júnior; o secretário Estadual de Indústria e Comércio, Simplício Araújo; e demais autoridades.

Dr. Amílcar destacou a importância desse trabalho, principalmente, para a segurança pública, no período em que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebe grande quantidade de turistas. A operação vai se estender até o mês de setembro e conta com o emprego das aeronaves do CTA, bombeiros militares, policiais militares e civis.

Entre as ações desempenhadas, estão o resgate em pontos de difícil acesso, transporte aéreo de cunho hospitalar, apoio policial ostensivo e preventivo nas cidades pertencentes ao Parque Estadual dos Lençóis Maranhenses, que completou 40 anos em 2 de junho deste ano.

Ações ostensivas
O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Turismo, capitão Ramon, declarou que durante a operação o policiamento será reforçado no Parque dos Lençóis Maranhenses, principalmente nas cidades de Barreirinhas, Santo Amaro, Tutoia e Paulino Neves, que recebem uma maior quantidade de visitantes no decorrer dos meses de julho a setembro. “As abordagens estão sendo intensificadas a pessoas e veículos visando apreender drogas e recuperar carros roubados”, frisou o capitão.

Ele disse que as incursões policiais também têm o objetivo de prender criminosos, inclusive, foragidos do Poder Judiciário e proporcionar segurança ao cidadão que está visitando o Parque Nacional do Lençóis Maranhenses. O capitão contou que durante a operação vão ocorrer, de forma diárias, várias incursões com abordagens nas praias e nos bairros, realização de barreiras e patrulhamento nas estradas. “Todo o nosso efetivo está empregado nessa operação”, frisou o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Turismo.

SAIBA MAIS

A equipe do CTA resgatou o corpo do paraense Aldair Pinto França, de 18 anos, no último dia 11, na praia do Caburé, em Barreirinhas. De acordo com a polícia, a vítima estava visitando os Lençóis Maranhenses na companhia da família, no fim de semana. No domingo, 11, o jovem teria alugado um quadriciclo, que não era credenciado, para circular pela praia. Ao fazer manobras arriscadas ele sofreu um acidente, na presença de banhistas. O paraense sofreu fraturas e veio a falecer. O corpo dele teve que ser resgatado pelo CTA e levado para o Instituto Médico Legal (IML), em São Luís.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte