Congresso Nacional

Prazo para análise da LDO é ampliado na CMO

Ampliação ocorreu após solicitação do deputado federal Hildo Rocha, que é um dos membros da Comissão Mista de Orçamento (CMO)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Hildo Rocha conseguiu ampliar o prazo para parlamentares analisarem a LDO
Hildo Rocha conseguiu ampliar o prazo para parlamentares analisarem a LDO (Hildo Rocha)

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) conseguiu ampliar o prazo para que os deputados e senadores possam estudar detalhadamente a nova lei orçamentária que determina as metas e prioridades para os gastos do governo no ano que vem.

Hildo Rocha, que é membro da Comissão Mista do Orçamento (CMO), argumentou que o relatório preliminar foi entregue na véspera da data prevista para a votação na CMO.

"Estou preocupado com a pressa em votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias. A Comissão de Orçamento foi instalada ontem. O relator já fez o seu relatório preliminar, a quem parabenizo pela rapidez de elaborar o seu parecer. Eu já estive dando uma lida, de forma rápida. Ficou bom mas, conforme diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. E aqui temos que buscar a perfeição para que possamos entregar ao povo brasileiro a LDO 2022 bem elaborada para que o executivo possa executar políticas públicas eficientes”, disse Rocha

Corrida contra o tempo

A corrida contra o tempo, que a CMO enfrenta deve-se ao atraso na tramitação do documento. O Congresso aprovou o Orçamento para 2021 apenas em 25 de março. Por isso, a Comissão Mista de Orçamento foi instalada somente na quarta-feira, 7. Normalmente os trabalhos da CMO são iniciados em abril.

Agora, o colegiado corre contra o tempo para votar a lei dentro dos prazos regimentais. Somente depois da votação do relatório preliminar, deputados e senadores poderão apresentar emendas ao texto da LDO. Alguns parlamentares já pensam em deixar a votação da LDO para depois do recesso parlamentar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.