Decisão

Copa América: Brasil e Argentina fazem final no estádio Maracanã

A Seleção Brasileira chega em busca de mais um título da competição em casa; desta vez, Neymar vai estar em campo, o que não aconteceu na edição de 2019; do lado da Seleção Argentina, o destaque fica com o meia Messi

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Neymar   durante  treino da Seleção Brasileira na  Granja Comary
Neymar durante treino da Seleção Brasileira na Granja Comary (Neymar)

Rio de Janeiro - A tão aguardada final da Copa América entre Brasil e Argentina vai acontecer neste sábado. O duelo será no Maracanã, às 21h (de Brasília). A Seleção Brasileira chega em busca de mais um título da competição em casa. Desta vez, Neymar vai estar em campo, o que não aconteceu na edição de 2019.
Essa será a primeira decisão entre Brasil e Argentina na Copa América em 14 anos. A última vez que as duas seleções se enfrentaram foi na final de 2007, quando a Seleção Brasileira venceu por 3 x 0 e conquistou o seu oitavo título na competição.

Diante de um grande clássico, Tite vive a expectativa por proporcionar um espetáculo de alto nível para os torcedores. “Por mais que eu conheça o Scaloni, a Seleção Argentina, eu não sei o contexto todo dela, eu não posso me aprofundar e ser tendencioso, parcial e dizer que o outro não merece. Eu quero que faça um grande espetáculo, que seja um grande jogo, competitivo e leal. Agora comparar entre um e outro, agora não dá, porque não tenho a devida resposta para isso. Os 90 minutos ou mais refletidos nessa final que também vão contribuir para isso”, contou Tite.

Um dos confrontos mais esperados da partida deste sábado será entre os dois "camisas 10" em campo. De um lado, Neymar Jr. defende a Amarelinha por sua primeira Copa América. Do outro, Lionel Messi, que busca seu primeiro título com a Argentina. Dois gênios do futebol que não se enfrentam por suas seleções desde 2016.

“A grandeza, a dimensão de Brasil e Argentina, são dois últimos sul-americanos campeões do mundo. 2002, 1994, 1986... Tem uma dimensão, sem desprezar e sabendo da grandeza da Colômbia, do Uruguai. A gente sabe da grandeza de dois ícones do futebol mundial. Falar de Messi e Neymar é falar de excelência, de virtudes técnicas, mentais, físicas, de capacidade de criação muito alta. Aì um grande desafio, um grande espetáculo”, disse Tite.

De lá para cá, muita coisa aconteceu. Brasil e Argentina voltaram a se enfrentar em um jogo oficial na Copa América de 2019. Naquela semifinal, a Seleção Brasileira, sem Neymar, venceu por 2 x 0, com gols de Gabriel Jesus e Roberto Firmino.

Para esta partida, Tite segue sem poder contar com Gabriel Jesus, suspenso. Já Alex Sandro se recuperou de lesão, mas ainda é dúvida.

Do outro lado, a Argentina encara o duelo como uma final de Copa do Mundo. Os hermanos querem acabar com o jejum de títulos, que vem desde 2013.

Os argentinos contam com a motivação de Lionel Messi. O atacante tem sido fundamental na campanha da seleção na competição.

O técnico Lionel Scaloni minimizou o fato de Neymar ter afirmado que gostaria de encarar a Argentina na decisão. “Eles dizem isso porque eles têm muita amizade, o Neymar com o Messi e os outros jogadores. Sei que eles dizem isso com sinceridade. Eles sempre falam bem de nós”, declarou.

FICHA TÉCNICA:

BRASIL X ARGENTINA

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 10 de julho de 2021, sábado

Hora: 21h (de Brasília)

Árbitro: Esteban Ostojich (URU)

Assistentes: Carlos Barreiro (URU) e Martín Soppi (URU)

VAR: Andrés Cunha (URU)

BRASIL: Ederson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Renan Lodi (Alex Sandro); Caemiro, Fred e Lucas Paquetá; Éverton Cebolinha, Neymar e Richarlison

Técnico: Tite

ARGENTINA: Emiliano Martínez, Molina, Otamendi, Pezzella e Tagliafico; Guido Rodríguez, Lo Celso, De Paul e Messi; Di Maria e Lautaro Martínez

Técnico: Lionel Scaloni

A Argentina conquistou a última vaga na decisão da Copa América ao derrotar a Colômbia nesta terça-feira, na Arena Mané Garrincha, em Brasília. Depois de empate por 1 x 1 no tempo regulamentar, os argentinos superaram os cafeteros na decisão por pênaltis e carimbaram seu passaporte rumo ao Maracanã.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.