Manifestação

Enfermagem protesta por direitos e realiza homenagem póstuma

Profissionais cobraram piso salarial, jornada de 30 horas e fizeram ato para simbolizar luto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Manifestantes simbolizaram mortes na categoria pelo coronavírus
Manifestantes simbolizaram mortes na categoria pelo coronavírus (manifestação)

Para marcar o dia 30 de junho, data em que é celebrado o Dia Nacional de Luta pela Valorização dos Profissionais da Enfermagem, a categoria se reuniu, no início da manhã, em frente à Biblioteca Benedito Leite, na Praça Deodoro – Centro, para um ato simbólico por valorização dos profissionais que lutam para que seja votado o PL 2295/2000 e o PL 2564/2020, que define um piso salarial e uma jornada de trabalho regulamentada para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras.

Durante o protesto, foi prestada homenagem aos profissionais da enfermagem que perderam a vida em decorrência do novo coronavírus, no Maranhão. Desde o início da pandemia, 27 trabalhadores que pertenciam à categoria foram a óbito por complicações da Covid-19, grande parte em atuação na linha de frente de atendimento a pacientes com sintomas graves da doença.

Homenagem

Na homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, mortos pela Covid-19, os colegas carregaram cruzes em sinal de pesar pelas perdas. Outros empunharam faixas com mensagens de lamento e solidariedade às famílias dos profissionais que perderam a luta para o novo coronavírus.

No ponto alto da manifestação, trabalhadores deitaram-se no chão, na calçada da Biblioteca Pública Benedito Leite, segurando as cruzes junto ao peito, para simbolizar o luto pelos óbitos de membros da categoria. O momento foi marcado por profunda emoção, O clima ficou ainda mais comovente quando foi entoado o cântico “Ave Maria”, que levou alguns manifestantes às lágrimas.

Movimento fortalecido

A mobilização foi organizada pelo Fórum da Enfermagem Maranhense, formada pela Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Maranhão – ABEN-MA, Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão – COREN-MA, Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado do Maranhão – SINDSEP-MA, Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão – SEEMA, Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Maranhão – SINDSAÚDE/MA, Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís – SINFUSP-SL, Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Maranhão – SINTAEMA, Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís – SINFUSP-SL.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.