Infecção em alta

Incidência de casos de covid é muito alta no MA, aponta Fiocruz

Boletim do Observatório Covid-19 mostra que o estado do Maranhão apresenta taxa de 7,3 de incidência do novo coronavírus e até o último dia 27 havia o registro de 315.104 infectados, apesar das ações para redução

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Incidência de covid ainda é muito alta no estado; aglomerações podem ser a razão
Incidência de covid ainda é muito alta no estado; aglomerações podem ser a razão (aglomeração rua grande)

São Luís - A transmissão comunitária de Covid-19 continua apresentando níveis extremamente elevados na maior parte do país, assim como a taxa de mortalidade é considerada alta, chegando a triste marca de 500 mil mortes, segundo a Fiocruz. No Maranhão, este cenário não é diferente. Dados mais recentes do Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz mostram que o estado maranhense apresenta uma taxa de incidência do novo coronavírus de 7,3, sendo considerado muito alta, e o registro é de 315.104 infectados pela doença.

O boletim apresenta os níveis observados para as macrorregiões de saúde, de acordo com níveis alinhados com recomendações do Center For Disease Control (CDC) dos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, os níveis “Epidêmico”, “Alta”, “Muito Alta” e “Extremamente Alta” são indicativos de transmissão de vírus respiratórios, levando a casos de pacientes que atualmente são predominantemente acometidos por infecção por Sars-CoV-2, o novo coronavírus.

Os pesquisadores do boletim alertam que, para permitir uma redução significativa, é necessário que haja uma série de esforços integrados na vigilância e na atenção, visando manter políticas de contenção da transmissão e intensificação da vacinação.

Como forma de evitar a proliferação da Covid-19, o governador do Maranhão, Flávio Dino, prorrogou as medidas sanitárias até o dia 5 de julho em todo o estado. Somente estão permitidos eventos com a 100 pessoas, até 23h; a administração pública estadual e igrejas funciona m com 50% da sua capacidade, Na Grande Ilha, os supermercados, academias, salão de beleza, bares e restaurantes funcionam com 50% de capacidade. O comércio e a indústria funcionam das 9h às 21h, enquanto, os bares e restaurante, até 23h; e o grupo de risco vacinados podem retornar ao trabalho, exceto, as gestantes.

Óbitos
O Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz também apontou aumento nas taxas de mortalidade em todo o país. Em apenas um mês e 23 dias (entre 29 de abril e 19 de junho deste ano) foram contabilizados mais 100 mil óbitos, chegando a triste marca de 500 mil mortes no país.

Ao longo do período pandêmico, no Maranhão,8.962 pessoas morreram em razão das complicações da Covid-19 e, apenas, na capital, um total de 2.348. Uma das vítimas foi o tripulante do navio MV Shandong da Zhi, um indiano, de 54 anos. O navio chegou no mês passado a costa maranhense e somente ontem atracou no porto da Vale.. O indiano veio a falecer no último dia 26 e estava internado há mais de 40 dias em um hospital particular da capital.

O estrangeiro testou positivo para a variante Delta do novo coronavírus, cepa indiana. Ele é asegunda vítima confirmada da variante delta no Brasil que veio a óbito. A primeira é uma mulher gestante de 42 anos. Ela veio do Japão para o norte do Paraná e morreu no dia 18 de abril e a morte da variante foi confirmada no dia 27 deste mês pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante Delta está sendo classificada como um tipo de “digno de preocupação global”. Em linhas gerais, tudo indica que esses "aprimoramentos" genéticos melhoram a capacidade de transmissão do vírus e permitem que ele consiga invadir nosso organismo com mais facilidade.

Cenário pandêmico
Em relação aos números da pandemia da Covid-19 são considerados elevados no Maranhão. Até o último dia 27, em todo o estado havia o registro de 315.104 casos confirmados de Covid-19, um total de 8.962 óbitos, 31.730 casos ativos e 274.412 recuperados, de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Ainda segundo a SES, em um intervalo de 24 horas, no Maranhão houve o aumento de 238 novos casos e 16 pessoas morreram em consequência das complicações do novo coronavírus. Entre os dias 20 a 27 deste mês, ou seja, no decorrer de uma semana, o aumento foi de 7.171 novos casos em todo o estado, 213 óbitos e a quantidade de recuperados foi de 5.711.

Os números da Covid-19 também são considerados altos em relação a São Luís. Na capital, chegou a 42.281 casos e 2.348 óbitos. No decorrer dos dias 20 a 27 deste mês, houve o registro de 397 novos casos dessa enfermidade e 44 infectados vieram a falecer. O Turu continua sendo o bairro que apresenta a maior incidência dessa doença, 324 casos. Em seguida, o Centro, 1.108, e Cidade Operária, em terceiro lugar, com 1.037 casos.

SAIBA MAIS

Incidência de casos de Covid-19 no nordeste por 100 mil habitantes

  • Ceará: 20,5
  • Paraíba: 16,4
  • Rio Grande Norte: 15,8
  • Piauí: 15,8
  • Sergipe: 15,6
  • Alagoas: 14,3
  • Pernambuco: 10.9
  • Bahia: 9,6
  • Maranhão: 7,3

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.