TV Mirante

Para manter a tradição junina

Programa "Nossa Fogueira", com a participação de oito grupos folclóricos, será apresentado neste sábado, depois da novela Império, na TV Mirante

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Lucas Vieira e Helô Batalha são os apresentadores
Lucas Vieira e Helô Batalha são os apresentadores (lucas e helô)

São Luís - A lacuna deixada pela não realização da programação junina oficial no Maranhão, devido à pandemia do novo coronavírus, será compensada com o programa “Nossa Fogueira”, a ser veiculado neste sábado, pela TV Mirante, após a novela Império, da Rede Globo. O programa objetiva envolver os telespectadores no clima da maior festa nordestina do Brasil.

O programa será apresentado por Heloísa Batalha e Lucas Vieira. Além de exibir as apresentações, também fará uma homenagem aos mestres da cultura popular. Segundo Viviane de Paula, diretora de Programação da Rede Mirante, serão oito atrações no total. As gravações com os grupos participantes foram realizadas durante dois dias, seguindo os protocolos sanitários para evitar a transmissão do novo coronavírus.

“Nós gravamos no Teatro Arthur Azevedo, na Rua do Sol, com cinco grupos de bumba meu boi, um grupo de cacuriá e outro de tambor de crioula, além de uma quadrilha, sendo que a quadrilha se apresentará direto de Imperatriz. No total, serão oito atrações, para que as famílias entrem no clima do São João com segurança”, disse Viviane de Paula, acrescentando que a culinária maranhense também será exaltada durante o programa.

Atmosfera - Brincantes e artistas estão ansiosos para levar a atmosfera dos arraiais até a casa dos telespectadores. Entre as atrações, participarão Cacuriá de Dona Teté, Boi da Maioba, Boi de Axixá, Boizinho Barrica, Boi de Maracanã, Boi de Santa Fé, Tambor de Crioula “Mestre Leonardo” e Quadrilha Matutos do Rei.

“Vai dar um calorzinho no coração da gente e vamos tentar matar a saudade do nosso São João, relembrando toda a sua potência contagiante. Convidamos a todos a assistir e se divertir”, disse Luana Reis, diretora artística do Cacuriá de Dona Teté.

Para o presidente da quadrilha Matutos do Rei, Jonathan Polary, o projeto da TV Mirante, em um momento delicado como esse, não só fomenta a cultura, mas mexe com a memória afetiva de quem gosta de São João. “O programa vai fazer, também, com que as pessoas que estavam um pouco desligadas do São João possam novamente pensar o quanto o São João mexe com a gente e é importante em nossas vidas”, frisou.

“Nossa Fogueira” será dividido em três blocos de 25 minutos cada, totalizando uma hora e 15. No primeiro bloco, por exemplo, se apresentará o Boi da Maioba e, depois, haverá homenagem ao cantador João Chiador. Na sequência, entra o Cacuriá de Dona Teté, seguido de homenagem à Dona Teté. No segundo bloco, se apresentarão Boi de Axixá, Tambor de Crioula “Mestre Leonardo” e Boi de Santa Fé, além das homenagens a Francisco Naiva, Mestre Leonardo e Zé Olhinho. No terceiro e último bloco, se apresentarão Boi de Maracanã, Quadrilha Matutos do Rei e Boi Barrica, além de homenagem a Humberto de Maracanã.

Serviço

O quê

Programa “Nossa Fogueira”

Quando

Neste sábado, depois da novela Império

Onde

TV Mirante (Afiliada Rede Globo)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.