Em destaque

Karateca do Maranhão é destaque em competições nacionais

Radhyja do Carmo, uma das melhores do país na sua categoria e líder do ranking estadual, venceu nesta semana o OPEN Nacional de Artes Marciais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Radhyja do Carmo em momento de treino
Radhyja do Carmo em momento de treino

SÃO LUÍS – Destaque do karatê do Maranhão há alguns anos, Radhyja do Carmo segue trilhando um caminho de conquistas. Seu último feito foi nesta segunda-feira, 14, quando ela ficou com o ouro no OPEN Nacional de Artes Marciais, realizado pela Escola Bansai de Artes Marciais, sob comando do Sensei Marcos Alves, em Palmas, no Tocantins. Aluna do Colégio Militar Tiradentes I, da Vila Palmeira, a atleta do sub- 14, faixa roxa, segue apenas disputando competições online por causa da pandemia da Covid-19.

Radhyja, que já foi eleita pela Federação Maranhense de Karatê (FKEM) a melhor atleta da sua categoria, conquistando a 3ª colocação do ranking nacional da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), em 2019, teve um 2020 muito vitorioso e o 2021 não está sendo diferente. Neste ano, a jovem atleta já conquistou o Campeonato maranhense e a II Copa Brasil de Karatê.

Na primeira competição oficial do calendário maranhense de 2021, o Maranhense de Karatê Virtual, a karateca conquistou o primeiro lugar na categoria sub 14 - faixa roxa, representando a academia Combat Center. Além do Maranhense, Radhyka ganhou também a II Copa Brasil de Karatê, na categoria sub 14 - faixa roxa a preta com kata avançado, realizada pela World Karate Federation (WKF). Nesta edição, a atleta do Maranhão representou seu estado e a academia Seiryukan. Nesta mesma edição da Copa Brasil ela ainda trouxe um bronze, na categoria OPEN - 16 anos todas as faixas com KATA avançado.

No dia 26 de maio, ela terminou em 3º lugar na I Copa Hachiman - Kata Virtual, na categoria sub 14 - roxa a preta. Essa competição reuniu atletas de 16 estados do Brasil, 88 clubes, e atletas de cinco países diferentes. Já no dia 30 do mês, ela ganhou a 2ª Copa de Karatê Virtual, desafio que tinha mais de 300 atletas, de 30 clubes.

Próximos desafios

Com a sua agenda sempre cheia, Radhyja já tem mais duas competições pela frente. Dia 19, a maranhense vai disputar a Copa Amigos do Karatê 2021, que será organizada na Venezuela, mas, assim como todas as outras competições, acontecerá de forma virtual.

No dia 26, a karateca vai participar da 1ª Copa Bom Despacho, realizada em Minas Gerais.

Atleta exibe medalhas e certificado de campeã
Atleta exibe medalhas e certificado de campeã

Treinadores

Com uma carga grande treinos e competições, Radhyja é treinada por três profissionais. O Sensei Reinaldo, e a Sensei Andressa Reis Azevedo, da Academia Combat Center, e o Sensei Marco Aurélio Mota, da academia Seiryukan, são os responsáveis pelo aperfeiçoamento físico, técnico e mental da atleta.

Competições “online”

As competições virtuais de karatê funcionam da seguinte maneira: o atleta envia um vídeo do seu kata para a organização do evento, que, em data e horário marcado, é analisado sob critérios técnicos e atléticos pelos árbitros da competição, sendo atribuído as notas. Consequentemente o atleta com maior pontuação é o vencedor da categoria que está disputando.

O que é o kata?

O "Kata" é uma sequência de movimentos de técnicas de ataque e defesa, com base em critérios técnicos (conformidade na execução dos movimentos) e atléticos (o tempo e força utilizados nessa execução).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.