Infectados

Pandemia: coronavírus já infectou 4,1% da população no Maranhão

Dados recentes da Secretaria de Estado da Saúde mostram que já houve 295.218 casos confirmados de Covid-19 em todo o estado; de acordo com o IBGE, até o ano passado, a população estimada era de 7.114.598 no Maranhão

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Testagem em massa tem sido realizada na capital e mais de 2 mil pessoas já foram submetidas ao exame
Testagem em massa tem sido realizada na capital e mais de 2 mil pessoas já foram submetidas ao exame (testagem covid)

São Luís - Pelo menos 4,1% da população do Maranhão já foi infectada pelo novo coronavírus. Conforme dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), já houve registro de 295.218 casos confirmados dessa enfermidade em todo o estado. A população do Maranhão, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o ano de 2020, era de 7.114.598 habitantes.

Com relação aos casos de vírus ativo da Covid-19 no estado, eram 27.690, até a última segunda-feira, 7, um total de 0,3% da população maranhense. Entre esses infectados, 26.018 estavam em isolamento domiciliar e 1.672 internados nos hospitais da rede pública ou privada. Em leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) havia 657 pessoas com o coronavírus, até segunda-feira, 7.

Os dados da SES mostram que os casos da doença estão aumentando no estado. Somente na primeira semana deste mês, houve 155 novos casos e o registro de 171 óbitos, além de mais de 80 pacientes internados em hospitais, localizados na Grande Ilha e no interior do estado.

Cenário na Ilha
O novo coronavírus também tem infectado vários moradores da região metropolitana, principalmente em São Luís. Um total de 3,6% da população da capital já teve contato com a Covid-19. Segundo a SES, 40.792 casos de coronavírus já foram confirmados; a população estimada de São Luís até o ano passado era 1.108.975 habitantes.

Ainda de acordo com a SES, 2.170 pessoas morreram, em São Luís, infectadas pela Covid-19. Um dos primeiros óbitos da enfermidade ocorreu em março do ano passado, um homem, de 49 anos, com histórico de hipertensão, que estava internado em uma unidade de saúde, localizada na Cidade Operária.

Na primeira semana deste mês foram registrados 321 novos casos dessa enfermidade na capital e 49 pessoas morreram em decorrência de complicações da doença. Os hospitais estão chegando ao seu limite de leitos para internação, mais uma vez. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados a pacientes de Covid-19, atingiu 96,77%, enquanto, os leitos clínicos, uma porcentagem de 94,92%, na rede pública.

Variantes no Maranhão
O governo do Maranhão confirmou o primeiro caso da variante brasileira P.1 da Covid-19 ou cepa de Manaus no dia 26 de fevereiro deste ano. No mês de maio o estado registrou os primeiros seis casos da variante indiana do coronavírus, denominada de B.1.617.

Os infectados da cepa indiana fazem parte do grupo de 24 tripulantes do navio MV Shandong da Zhi. Esta embarcação saiu da Índia, país originário da B.1.617, e chegou ao litoral maranhense no dia 14 de maio, deste ano, mas até a manhã de terça-feira, 8, estava sem autorização para atracar na área portuária da capital. No total, 15 tripulantes testaram positivo para a Covid-19. Oito seguem sem sintomas da doença e um deles continua internado em um hospital da rede privada na capital.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante indiana está sendo classificada como um tipo "digno de preocupação global". A análise genética revelou que essa variação apresenta mutações importantes nos genes que codificam a espícula, a proteína que fica na superfície do vírus e é responsável por se conectar aos receptores das células humanas e dar início à infecção.

Testagem
Desde o dia 26 do mês passado, a Prefeitura de São Luís começou a realizar o teste de Covid-19 em massa na cidade e, mais de 2 mil pessoas já foram submetidas ao exame. A ação é executada pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e íntegra as estratégias no combate à pandemia.

No caso positivo, o paciente é encaminhado para o Laboratório Central de São Luís (Lacem) e para a Unidade Mista do Bequimão para que realize o teste RT-PCR, neste caso, considerado padrão para os casos de Covid-19. Os testes estão sendo ofertados nos terminais da Praia Grande e do Distrito Industrial, nos Centros Municipais de Atendimento às Síndromes Gripais Leves (Clodomir Pinheiro Costa, no Anjo da Guarda, Centro de Saúde José Carlos Macieira, na Avenida dos Africanos e Centro de Saúde Genésio Ramos Filho no conjunto Cohab/Anil) e nas unidades Centro de Saúde Amar, na Rua Deputado Luís Rocha, na Vicente Fialho, o Centro de Saúde Olímpica I, o Centro de Saúde Fabiciana Moraes, do São Cristóvão e o Centro de Saúde Laura Vasconcelos. Os locais atendem das 9h às 17h.

NÚMEROS

295.218 casos confirmados de Covid-19 no Maranhão
7.114.598 habitantes no Maranhão, conforme o IBGE
40.792 infectados pela covid na capital
1.108.975 habitantes de São Luís, conforme o IBGE

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.