Em 2021

Festival Guarnicê celebra 44 anos

O evento será realizado de 17 a 24 de setembro e está com inscrições abertas até o dia 7 de julho para as produções audiovisuais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(câmera vintage)

São Luís - As inscrições no Festival Guarnicê de Cinema 2021 podem ser realizadas até o dia 7 de julho no site guarnice.ufma.br. As mostras competitivas nacionais incluem as categorias longa e curta-metragem. Os realizadores maranhenses podem concorrer com filme publicitário, reportagem, videoclipe, filme curtíssima-metragem, além de longa e curta-metragem. Os homenageados da edição 44, o júri e outras informações serão divulgadas no site e nas redes sociais do festival (@guarnicecinema). O público também pode entrar em contato pelo e-mail guarnice@ufma.br. As inscrições podem ser realizadas por meio dos formulários disponíveis no site guarnice.ufma.br.

O evento, organizado há 44 anos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), será realizado entre os dias 17 e 24 de setembro. Pelo segundo ano consecutivo, o Guarnicê acontecerá de maneira híbrida (com ações presenciais e online). No ano passado, neste mesmo formato, o festival promoveu a primeira sessão de cinema drive-in da história do Maranhão e bateu recorde de visualizações com sua programação online, apreciada por 14 mil espectadores de 20 países diferentes.

O caráter das ações presenciais do Guarnicê 2021 depende da situação da pandemia. A diretora de Assuntos Culturais da UFMA, Profa. Dra. Roselis Barbosa Câmara, ressalta: ‘’nossa equipe tem conversado bastante sobre esse assunto. É nosso desejo realizar algumas ações da Edição 44 do Guarnicê de forma presencial, mas é claro que só vamos fazer se tivermos condições sanitárias adequadas para tanto.’’

A realização inédita do Guarnicê em 2020 foi viabilizada por meio da parceria entre a organização do Festival e a Superintendência de Tecnologia (STI) da Universidade Federal do Maranhão. Com a necessidade de se reinventar por conta da pandemia, o Guarnicê e o STI desenvolveram um site e um aplicativo para a exibição dos filmes e um canal no YouTube para receber as ações formativas.
Roselis Barbosa Câmara comenta o desafio: ‘’nós partimos do zero. O que havia era muita boa vontade de todos para o trabalho. Contamos com o direcionamento da nossa Pró-reitora (Zefinha Bentivi), a disposição do pessoal do STI, o empenho da equipe da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) e o apoio do nosso reitor.’’. Ela acredita que a experiência adquirida em 2020 vai auxiliar a organização do Guarnicê – Edição 44. ’'Os aprendizados foram muitos e descobrimos caminhos que pretendemos aprimorar para 2021. Com essa experiência vamos trabalhar para que o festival seja ainda melhor’’ explica.

História
Mais tradicional evento do audiovisual maranhense, o Guarnicê é também o quarto mais antigo festival de cinema do Brasil, realizado há 44 anos pela UFMA via Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Além das mostras competitivas nacionais e locais, o Guarnicê promove ações formativas que incluem oficinas cinematográficas e palestras. Toda a programação do Festival é gratuita. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.