Violência

Maranhão está entre os cinco estados com alta em casos de assassinatos

Só entre janeiro e março deste ano, ocorreram 483 mortes no estado contra 433 no decorrer do primeiro trimestre do ano passado, um aumento de 11,5%

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Monitor da Violência revela que o Maranhão registrou aumento de 11,5% nos casos de mortes
Monitor da Violência revela que o Maranhão registrou aumento de 11,5% nos casos de mortes (volência / arma / assassinato / tiro)

São Luís - O Maranhão, Pará, Piauí, Paraíba e Roraima foram os cinco estados da federação que contabilizaram alta nos casos de mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão seguido de morte) durante os três primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Monitor da Violência. Os dados foram levantados pelo G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgados ontem.

Os dados do Monitor da Violência revelam que o Maranhão registrou aumento de 11,5% nos casos de mortes. Somente entre os meses de janeiro a março deste ano ocorreram 483 assassinatos contra 433 no decorrer do primeiro trimestre do ano passado. Apenas no mês de março de 2021, o registro foi de 133 mortes violentas. Entre essa quantidade houve 122 casos de homicídio e um total de 11 latrocínios (roubo seguido de morte).

No mês de fevereiro deste ano, o registro foi de 153 mortes violentas, enquanto, em janeiro, 197 casos. Já, em janeiro do ano passado, o Maranhão registrou 122 assassinatos, em fevereiro, 145; e no mês de março, 166 mortes violentas.

Em nível nacional, de acordo com o Monitor da Violência, houve queda de 11% nos casos de mortes violentas no decorrer dos três primeiros meses deste ano em comparação com mesmo período do ano passado. Nos meses de janeiro, fevereiro e março, foram registradas 10.663 mortes violentas, contra 12.007 no primeiro trimestre de 2020. Ou seja, 1.344 assassinatos a menos.

Violência continua

A violência continua no Maranhão, principalmente, na Grande Ilha. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), durante os trinta dias do mês de maio deste ano ocorreram 18 casos de homicídio doloso e três latrocínios. Uma das últimas mortes violentas foi na noite do dia 30 e teve como vítima Lucas Gabriel da Silva e Silva, de 18 anos, na área do Coroadinho. De acordo com a polícia, esse crime contou com a participação de faccionados.

Somente na manhã do dia 28 ocorreram três assassinatos e uma tentativa de homicídio. Um dos casos ocorreu no Residencial Nova Vida, área rural da capital, e a vítima foi um adolescente, de 15 anos. Populares acharam a vítima toda ensanguentada sem vida no meio da via e informaram o caso para a polícia. Há informações que esse crime foi cometido por integrantes de uma facção criminosa e a vítima teria sido punida pelo “Tribunal do Crime”.

O outro homicídio ocorreu na Vila Conceição, área do Alto do Calhau, e teve como vítima Luziel Santos Pires, de 35 anos. Segundo a polícia, a vítima foi assassinada a tiros e contou com a participação de faccionados. O caso também está sendo investigado pela equipe da SHPP, mas não tem registro de prisão. A motivação não foi revelada pela polícia.

A outra morte ocorreu no Bom Jardim, na cidade de São José de Ribamar e a vítima foi identificada como Leandro da Silva Ferreira, de 21 anos. A tentativa de homicídio foi no Canto da Fabril e a vítima foi Thalisson Silva Correa, Olhão. De acordo com a polícia, ele foi encontrado dentro de uma residência abandonada ensanguentado e havia uma marca de golpe de faca no peito esquerdo.

Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e levaram a vítima para o Socorrão I, localizado no centro da cidade, onde passou por tratamento cirúrgico. Até a tarde de segunda-feira, 31, ele continuava internado e o estado de saúde considerado grave.

Saiba Mais

Número de assassinatos por mês no Maranhão

Janeiro:197 casos

Fevereiro: 153 casos

Março: 133 casos

Números

483 assassinatos ocorridos entre janeiro e março deste ano no Maranhão

433 mortes violentas registradas no decorrer do primeiro trimestre do ano passado no maranhense

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.