Manifestação

Acesso a mineradora é bloqueado no Maranhão

Manifestação impede a chegada de insumos e o fornecimento de água onde barragem se rompeu

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Vista aérea da mineradora Aurizona, que está inacessível por causa do bloqueio
Vista aérea da mineradora Aurizona, que está inacessível por causa do bloqueio (aurizona ouro)

A Mineração Aurizona (MASA), empresa pertencente à Equinox Gold, que mantém atividade de exploração de ouro no município maranhense de Godofredo Viana e foi impactada pelo rompimento de uma barragem, em 25 de março, informou que manfiestantes bloqueia, desde o último dia 27, o acesso operacional à empresa, impedindo a chegada de insumos e a prestação de assistência à comunidade atingida pelo desastre, que teve o abastecimento de água interrompido

A Aurizona ressalta que desde o início da ocorrência do transbordamento na Lagoa do Pirocáua, em 25 de março deste ano, devido às chuvas intensas na região do município de Godofredo Viana (MA), vem tomando todas as providências para solução do problema e prestando assistência à comunidade de Aurizona, cujo sistema de fornecimento de água já foi reestabelecido.

Apesar dos esforços da MASA,os manifestantes bloquearam, na madrugada do dia 28, todo e qualquer acesso à empresa, inclusive à Estação de Tratamento de Água da comunidade e o transporte de alimentos aos trabalhadores.

Segurança

A Mineração Aurizona, desde o início dos protestos, mantém contato com as autoridades, não apenas para cuidar de eventuais comprometimentos operacionais, mas também para garantir a segurança e bem-estar de todos, colaboradores e comunidade.

No momento, encontram-se paralisadas, inclusive, as atividades que asseguram a segurança das estruturas operacionais da empresa (mina, planta industrial e barragem de rejeitos), que passam por monitoramento e manutenções diárias. O próprio serviço de fornecimento de água e as manutenções em curso para melhoria do sistema de tratamento de água da comunidade de Aurizona encontram-se igualmente prejudicados.

A MASA reforça que os esforços para a oferta adequada de água, conforme parece ser a reivindicação dos manifestantes, estão em curso e discutidos amplamente por meio do grupo liderado pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão, cuja reunião mais recente ocorreu em 25 de maio. A Estação de Tratamento de Água (ETA) da comunidade é um equipamento público, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Godofredo Viana, e está recebendo todo o apoio da MASA para sua manutenção e melhoria, bem como em paralelo é conduzida a construção da nova ETA para assegurar maior oferta de água tratada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.