Pandemia

Leitos: instituições se mobilizam ante ameaça de colapso na Ilha

Representantes do MPMA, DPE, MPF e UFMA se reuniram remotamente, manifestaram receio com risco de pacientes da região metropolitana serem internados no interior e iniciaram tratativas por solução urgente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Representantes do MPMA, MPF, DPE e UFMA debateram necessidade de ampliação de leitos para covid
Representantes do MPMA, MPF, DPE e UFMA debateram necessidade de ampliação de leitos para covid (diálogo leitos)

São Luís - A falta de leitos para tratamento da Covid em São Luís foi o tema de uma reunião virtual realizada na tarde ontem entre o Ministério Público do Maranhão, Ministério Público Federal, Defensoria Pública do Estado e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Participaram da discussão o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, o defensor público-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, o procurador da República Hilton Melo, que representou o MPF, e o reitor da UFMA, Natalino Salgado.

Pelo MPMA, também estiveram presentes os promotores de justiça Lúcia Cristiana Chagas (chefe da Assessoria Jurídica) e Carlos Henrique Vieira (diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão).

Pela manhã, o governador Flávio Dino, em outra reunião com os chefes dos poderes estaduais e de instituições públicas, informou que se a oferta de leitos para tratamento da Covid-19 não for ampliada nas próximas 24 horas, os pacientes da Grande São Luís poderão ser transferidos para hospitais do interior do estado. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Grande Ilha atingiu 97,3% dos leitos de UTI e 86,65% de leitos clínicos.

Diante desse quadro, o procurador-geral de justiça e o defensor público-geral do Estado iniciaram tratativas em busca de novos leitos para o tratamento de Covid-19.
Na reunião com a UFMA, os chefes das duas instituições requisitaram ao reitor Natalino Salgado a destinação de 20 leitos no Hospital Universitário (HUUFMA).
Paralelamente, houve uma vistoria no Hospital da Mulher, no bairro da Vila Embratel, e que pertence ao Município de São Luís, para verificar a disponibilidade de leitos. Desde o início da pandemia, a unidade atende exclusivamente pacientes infectados pelo coronavírus, recebendo internados da Unidade Mista do Bequimão e dos Socorrões 1 e 2

A promotora de justiça Elisabeth Albuquerque, da 3ª Promotoria de Defesa da Saúde de São Luís, e o defensor público Cosmo Sobral, titular do Núcleo de Defesa da Saúde, constataram a existência de 15 leitos de enfermaria inativos, de um total de 30. Há ainda 10 leitos de UTI, todos ocupados, e 10 leitos de semi-UTI, sendo quatro vagos.

Em resposta às solicitações dos representantes do MPMA, MPF e DPE, o reitor da UFMA disse que iria levar o pedido à direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a quem compete a administração dos hospitais universitários federais. Salgado assegurou que ise empenhará para que o pleito seja atendido. Com relação aos leitos disponíveis no Hospital da Mulher, Eduardo Nicolau informou que iria buscar entendimento com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, a fim de que fossem disponibilizados para os pacientes de Covid-19.

Vacinação

Quanto à questão da vacinação no estado, foi agendada, ainda, uma reunião para hoje entre representantes da DPE e MPMA, TTJMA, da SES e todos os prefeitos dos municípios maranhenses para discutir estratégias voltadas às cidades que apresentam taxa de aplicação do imunizante abaixo de 70%.
Durante a reunião com o Governo do Estado, foi informado que 600 mil doses foram entregues aos municípios, mas não foram aplicadas ou não foram registradas no sistema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.