Oportunidade

Governo do Japão recebe inscrições para bolsas de estudo em universidades

O Governo do Japão oferece anualmente bolsas de estudo aos estudantes e pesquisadores do mundo inteiro, inclusive do Brasil; entre os benefícios da bolsa está um valor de cerca de R$ 7 mil mensal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Japão)

Belém - O Consulado do Japão em Belém está recebendo até 28 de maio do corrente ano, as inscrições para pleitear as bolsas de estudo na modalidade de Pesquisa/Pós-Graduação voltados aos estudantes/pesquisadores dos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, conforme os requisitos básicos a seguir:

Pesquisa/Pós-graduação:

1) brasileiro;

2) idade até 34 anos em 1º de abril de 2022;

3) ensino superior completo;

4) conhecimento da língua inglesa e/ou japonesa;

5) recomendável ter iniciação científica.

Devido à pandemia, a seleção constará de análise de documentos e a entrevista em inglês e/ou japonês. Os benefícios da bolsa são: Valor mensal de cerca de R$ 7mil, passagens aéreas de ida e volta ao Japão e pagamento das despesas escolares.

Desde a década de 70, cerca de 183 estudantes e pesquisadores dos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Amapá, viajaram ao Japão para estudar/pesquisar e após a conclusão dos referidos cursos retornaram ao Brasil colaborando no desenvolvimento do país.

Um dos bolsistas que retornou após os estudos no Japão, o professor PHD da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Chubert Sena fala que “cursei doutorado em ciências médicas na Osaka University entre 2005-2010, obtendo o título de PHD. A bolsa de estudo do governo japonês, uma das melhores até hoje, forneceu esse período de crescimento profissional e pessoal, fundamental para a minha carreira acadêmica e de pesquisa, fornecendo todos os subsídios necessários”.

Outro bolsista que atualmente se encontra no Japão como estudante pesquisador/mestrando da Waseda University fala de sua experiência “O MEXT para mim foi muito mais do que uma bolsa de estudo. Vir para o Japão expandiu meus horizontes sobre o mundo com uma série de novas oportunidades e experiências. Hoje além de pesquisador, também ensino internacionalização para estudantes japoneses e descobri novas competências além da minha área de formação. Tem sido muito gratificante!”.

Documentos indispensáveis para inscrição

a) Ficha/formulário de inscrição preenchida corretamente em inglês ou japonês, datilografados com 02 fotos 3,5x4,5 cm dos últimos seis meses;

b) Diploma/certificado e histórico escolar com traduções para o inglês ou japonês;

c) Carta de recomendação do diretor/orientador com tradução para o inglês ou japonês; d) Projeto de estudo/redação em inglês, entre outros.

Os documentos devem ser enviados via Correios ou entregues em envelope na portaria do prédio do endereço abaixo.

Informações, aquisição de formulários de inscrição

Consulado do Japão em Belém

Av. Magalhães Barata, 651 Ed. Belém Office Center, 7º andar, tel.

Belém-PA CEP:66060-281

Site: https://www.belem.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas_de_estudo.html

E-mail: conjabel@bm.mofa.go.jp

Atenção

Devido à influência da pandemia do coronavírus, a data de inscrição e entrevista estarão sujeitas a alterações, assim como toda a seleção poderá ser cancelada, se houver necessidade. Os detalhes serão anunciados assim que forem definidos. Acompanhe as informações atualizadas através do site do Consulado do Japão e/ou Embaixada do Japão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.