Redação

Correios premia vencedora estadual de concurso de cartas

A edição deste ano teve como tema a pandemia e a experiência dos estudantes com a Covid-19

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
O Concurso Internacional de Redação de Cartas é promovido pela União Postal Universal (UPU) desde 1972
O Concurso Internacional de Redação de Cartas é promovido pela União Postal Universal (UPU) desde 1972 (redacão de cartas)

Os Correios realizaram, nessa quarta-feira (12), a cerimônia virtual de premiação da etapa estadual do 50º Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal, realizado no Brasil pelos Correios. No evento online, o superintendente dos Correios no Maranhão, Diego Henrique de Carvalho, recepcionou a estudante Manuela Régia Ferreira Martins, aluna do 9º ano do Instituto Farina do Brasil, em São Luís, vencedora do concurso estadual dessa quinquagésima edição. A cerimônia também contou com participação de colegas de turma de Manuela, de membros da direção da escola e de familiares da estudante.

A edição desse ano do concurso teve como tema “Escreva uma carta a um familiar contando sobre sua experiência da Covid-19”. Durante a premiação, Manuela fez a leitura da carta endereçada a sua avó, que trouxe um relato de como ela conseguiu suportar a angústia causada pela pandemia. "Alguns meses atrás, decidi adotar o hábito de, todas as noites, escrever em meu caderno pelo menos cinco coisas boas sobre o meu dia", contou Manuela em um trecho da carta.

Como premiação, a aluna receberá o valor de R$ 2.300 e a escola, R$ 2.500, além de certificados.

O superintendente dos Correios reconheceu a forma interessante como a aluna buscou nas coisas simples da vida o apoio para resistir a esses tempos de alta complexidade. "A redação ilustra bem o que muitos de nós vivemos durante a pandemia. Se eu pudesse resumir a carta em três palavras, elas seriam adaptação, resiliência e esperança", analisou o gestor.

Os resultados da fase nacional foram divulgados no dia 7 de maio. Manuela Régia ficou em 11º lugar entre as 28 cartas selecionadas para a etapa nacional. A carta da estudante paraibana Luísa Tejo Salgado Catão foi escolhida a vencedora nacional e sua redação representará o Brasil na fase internacional. A carta da Luísa está disponível para leitura no site www.correios.com.br/sobre-os-correios/educacao-e-cultura/concurso-internacional-de-redacao-de-cartas.

Sobre o Concurso

O Concurso Internacional de Redação de Cartas é promovido pela União Postal Universal (UPU) desde 1972. No Brasil, é uma das ações de responsabilidade social desenvolvidas pelos Correios. O país tem três medalhas de ouro na fase internacional do concurso, sendo o segundo colocado em número de vitórias, atrás apenas da China, que tem cinco.

O objetivo do certame é melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e de adolescentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.