Em prol da cultura

Avança a revalidação do título do tambor de crioula como patrimônio do Brasil

Processo de Reavaliação do Tambor de Crioula, assim como dos demais bens registrados, é realizado pelo Iphan

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(tambor de crioula um degrau de santa luzia)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional aprovou por aclamação, no dia 12 de maio, na 37ª Reunião da Câmara Setorial do Patrimônio Imaterial, a Reavaliação do Tambor de Crioula do Maranhão. O principal resultado dessa aprovação é o indicativo de Revalidação do título de Patrimônio Cultural do Brasil, a ser referendado em posterior reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Segundo o Iphan, há de se esclarecer que a Reavaliação do bem cultural precede a Revalidação do título. Nesse sentido, a reunião ocorrida no dia 12 aprovou o Parecer Técnico de Reavaliação do Tambor de Crioula, abrindo caminho para que o Conselho Consultivo aprove a Revalidação do título. Ainda de acordo com a entidade, é preciso tomar cuidado com informações divergentes que tenham sido propagadas por fontes alheias ao Iphan, causando a desinformação do público e, sobretudo, dos detentores do Tambor de Crioula.

O processo de Reavaliação do Tambor de Crioula, assim como dos demais bens registrados, é realizado pelo Iphan conforme determina o Decreto 3.551/2000 que instituiu o Registro dos Bens Culturais de Natureza Imaterial. A Reavaliação acontece de 10 em 10 anos e busca compreender as transformações pelas quais o bem cultural passou nesse período e quais foram os efeitos decorrentes da patrimonialização.

Por fim, o Iphan manifesta imensa satisfação pelo resultado preliminar já obtido, fruto de intenso trabalho que vem realizando junto aos grupos de Tambor de Crioula do Maranhão, com a responsabilidade de desenvolver uma política pública efetiva que fortaleça e valorize esse bem cultural. As informações são do Iphan.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.