Protocolo

SES e SEDEL divergem quanto ao protocolo sanitário para a final do Estadual

Secretarias de saúde e de esportes ainda não definiram se os torcedores deverão comprovar vacinação com uma ou duas doses; ingressos já estão sendo vendidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Estádio Castelão já passa por alguns trabalhos de limpeza para receber o primeiro jogo da decisão
Estádio Castelão já passa por alguns trabalhos de limpeza para receber o primeiro jogo da decisão (CASTELÃO PROTOCOLO )

SÃO LUÍS - A três dias da primeira partida com a presença de público no país depois de mais de um ano com portões fechados ainda existem dúvidas quanto ao protocolo sanitário para a realização do evento. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEDEL) divergem quanto a quantidade de doses da vacina o torcedor precisa ter tomado para entrar no Castelão. Depois um longo período afastado dos estádios, devido à pandemia do novo coronavírus, o público foi liberado pelo Governo do Maranhão para acompanhar o primeiro jogo da decisão do Campeonato Maranhense, que será disputada entre Sampaio Corrêa e Moto Club neste domingo, 16, às 16h.

Porém, foi acordado entre as partes, que os torcedores precisavam seguir um Protocolo Sanitário desenvolvido pelas SES em conjunto com a SEDEL.

Ficou definido a princípio que apenas pessoas com idade a partir de 16 anos podem ir ao jogo. Além disso, cada torcedor deverá apresentar comprovante de testagem para Covid-19, com resultado negativo, seja do tipo antígeno ou PCR, efetuado até 48 horas antes do jogo, ou cartão de vacinação com pelo menos uma dose da vacina aplicada. Entretanto, no protocolo inicial se exigia que a pessoas tivesse tomada as duas doses de imunizante.

“Ainda estamos discutindo este ponto. Devemos ter uma resposta até amanhã [hoje], mas a princípio, é apenas a primeira dose”, disse o secretário de Esporte do Estado, Rogério Cafeteira.

Além destas exigências, a quantidade de torcedores permitida será de seis mil pessoas, desde que cumpram as determinações que deverão ser seguidas tanto pelos clubes, como pela FMF e também pele SES. A quantidade de torcida autorizada é relativa a 15% da capacidade do Estádio Castelão, que tem capacidade para 40 mil pessoas.

Para garantir o distanciamento, as fileiras serão utilizadas de forma alternada, tanto para os lados direito e esquerdo, como para as partes da frente e de trás.

Venda de ingressos

Os ingressos começam a ser vendidos nesta quinta-feira, 13, a partir das 10h, no Estádio Castelão. Os clubes informaram que estarão disponíveis as bilheterias dos setores 2 e 3: Ingressos para setor 1 ( Sampaio) e cadeiras cobertas. O torcedor motense terá como opção as bilheterias dos setores 5 e 6.

Para monitoramento dos torcedores, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) criou um banco de dados que estará vinculado aos pontos de venda de ingressos. Assim, o torcedor que comprar o ingresso, terá nome e demais dados de identificação automaticamente inseridos no sistema do ConectaSUS, suporte tecnológico que monitora as informações em Saúde no estado. Isso possibilitará ao Governo maior rapidez na busca de pessoas que por ventura apresentem sinais de contaminação após a partida, garantindo a elas atendimento e tratamento em tempo hábil, e aos seus contatos também.

Preços dos ingressos

Os preços são os seguintes: “Setor 1” - 70 reais inteira , 35 meia , 30 reais ingresso solidário com 1 kg de alimento não perecível. E “Setor cadeiras cobertas”: 120 reais inteira , 60 reais meia, 50 reais ingresso solidário com 1 kg de alimento não perecível.

Para entrar no estádio só serão permitidas pessoas com idade a partir de 16 anos. Além disso, cada torcedor deverá apresentar comprovante de testagem para Covid-19 com resultado negativo, seja do tipo antígeno ou PCR, efetuado até 48 horas antes do jogo, ou cartão de vacinação com pelo menos uma dose da vacina aplicada. Entretanto, no protocolo original exigia que a pessoas tivesse toma as duas doses de imunizante. “Ainda estamos discutindo este ponto. Devemos ter uma resposta até amanhã, mas a princípio, é apenas a primeira dose”, disse o secretário de Esporte do Estado, Rogério Cafeteira.

Monitoramento

Para monitoramento dos torcedores, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) criou um banco de dados que estará vinculado aos pontos de venda de ingressos. Assim, o torcedor que comprar o ingresso, terá nome e demais dados de identificação automaticamente inseridos no sistema do ConectaSUS, suporte tecnológico que monitora as informações em Saúde no estado. Isso possibilitará ao Governo do Estado maior rapidez na busca de pessoas que por ventura apresentem sinais de contaminação após a partida, garantindo a elas atendimento e tratamento em tempo hábil, e aos seus contatos também.

Para Rogério Cafeteira, o protocolo elaborado deverá ser respeitado. “Importante destacar que quem comparecer ao estádio, os que gostam de futebol e do seu time, tenham consciência para cumprir o que foi determinado. É com base nesse teste que serão analisadas as oportunidades para que mais pessoas participem, por isso a necessidade de cada um fazer a sua parte para a abertura, ou não, de novas oportunidades de público em eventos esportivos”, disse.

Para esta partida, as torcidas organizadas não poderão participar, apenas torcedores comuns, que serão divididos em arquibancadas de acordo com o clube de futebol que torcem. As determinações sanitárias também serão exigidas às autoridades que quiserem ter acesso ao jogo. Profissionais dos setores alimentícios dentro do estádio também deverão estar testados e com resultado negativo ou ter recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Quanto aos donos de bares ainda não foram informados se poderão vender bebidas alcoólicas.

Para o presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo Gonçalves Lobato, é uma conquista importante. “Se der certo, e as pessoas colaborarem, com certeza teremos uma volta gradual dos torcedores ao estádio e que pode acontecer durante todo o ano. No país, o Maranhão é o primeiro nesta iniciativa, que se seguida com rigor, o colocará novamente como exemplo positivo para o Brasil”, enfatizou.

Regras

O uso de máscaras é obrigatório, sob pena de remoção dos torcedores que descumprirem a diretriz. Também não será permitida aglomeração no entorno do estádio. Uma vez que o torcedor, com seu ingresso e documentação em ordem, passar na triagem, ele não poderá sair do estádio. Uma vez que, por quaisquer motivos, ele precise se ausentar, não poderá retornar. Equipes da Federação Maranhense de Futebol e Vigilância Sanitária farão a fiscalização durante o evento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.