Censo 2021

Plenário do Supremo deve julgar ação do Maranhão

Ministros julgarão o mérito de liminar concedida por Marco Aurélio Mello

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Flávio Dino)

O governador Flávio Dino (PCdoB) comentou no fim de semana, durante entrevista ao site Congresso em Foco, a ação do Maranhão no Supremo Tribunal Federal (STF), contra o governo Jair Bolsonaro (sem partido), pela realização do Censo 2021.

No final do mês de abril, o ministro Marco Aurélio Mello, acatou um pedido da gestão comunista e determinou a adoção de medidas para a realização da pesquisa demográfica. O governo federal havia anunciado o cancelamento da pesquisa demográfica alegando falta de recursos.

Agora, o plenário do Supremo deve julgar o mérito da liminar concedida pelo ministro.

"Nós tivemos o anúncio de uma situação esdrúxula, absurda, que seria o cancelamento do Censo. Isso produziria uma espécie de apagão estatístico desastroso para o planejamento e a gestão de políticas públicas no Brasil. Depois de tantos desacerto administrativos, políticos, acerca da questão orçamentária, haveria este cenário em que ocorreria uma total indefinição quanto ao momento em que o Censo aconteceria. O objetivo da ação judicial foi fazer com que a Constituição e a lei sejam cumpridas. A Constituição estabelece como uma obrigação do governo federal realizar o Censo e há uma lei que fixa a periodicidade”, disse Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.