Coronavírus

Pessoas com comorbidades acima de 40 anos vão começar a ser vacinadas contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira, 10, na capital

O local da imunização para esse público é o Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, e devem levar o laudo médico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Vacina )

São Luís - Começa a partir desta segunda-feira, 10, a vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com comorbidades acima de 40 anos como também vão continuar sendo imunizados pessoas com Síndrome de Down, pacientes renais crônicos, gestantes e puérperas com comorbidades, acima de 18 anos. A imunização vai ocorrer no Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae, no Cohafuma.

Segundo a prefeitura, durante o período da manhã serão vacinados os nascidos entre os meses de janeiro a junho, enquanto, no período da tarde, nascidos de julho a dezembro. As pessoas, que serão vacinadas, devem levar um documento oficial com foto e o laudo que comprove a comorbidade, exceto, as pessoas com Síndrome de Down. Todas devem fazer o cadastro na plataforma #VacinaComorbidades. Também serão imunizados os profissionais da área de educação acima de 18 anos, na Universidade Federal do Maranhão, campus do Bacanga; e os profissionais de saúde de 19 a 21 anos, no drive do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo.

As comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde incluem pessoas com diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves (incluindo asma grave), Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão Arterial estágio 3, Hipertensão Arterial estágios 1 e 2, com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias e miocardiopatias,Pericardiopatias, obesidades mórbidas, arritmias cardíacas, cirrose hepática, imunossuprimidos, entre outras doenças, assim como pessoas com deficiência permanente que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Mais vacina

O Governo do Maranhão recebeu, no sábado, 8, 27.700 doses de CoronaVac para continuidade da campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado. Assim que chegaram, as novas doses foram levadas à Rede de Frio Estadual, na Vila Palmeira, onde estão sendo separadas para, logo no início da semana, serem distribuídas aos municípios.

De acordo com o governo, essa nova remessa de vacina será usada para administrar a segunda dose em idosos de 60 a 64 anos. Ainda na sexta-feira, 6, o Maranhão recebeu 111.700 doses da AstraZeneca, para a imunização das pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente. Com as doses entregues neste sábado, o Estado já recebeu 2.046.770 de doses, sendo 941.700 de AstraZeneca, 1.094.540 doses da CoronaVac e 10.530 doses da Pfizer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.