Postura

Cuidado com o peso da bolsa

Carga excessiva pode causar problemas na coluna, pescoço e ombros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(coluna)

São Paulo - Uma pessoa prevenida vale por duas, já diz o ditado. Então, ao sair de casa, é comum carregar tudo aquilo que pode ser necessário durante o dia, normalmente dentro das bolsas femininas. Óculos de sol, remédios, maquiagem, livro, canetas, carteira, entre outros tantos, são alguns dos itens encontrados no acessório. E, consequentemente, o peso carregado vai aumentando. Mas, é necessário cuidado, para que a carga elevada não cause problemas à saúde.

"O peso carregado diariamente nas bolsas pode desencadear diversos problemas, atingindo coluna, ombros, pescoço, quadril e braços", alerta o ortopedista Dr. João Polydoro, especialista em ombro e cotovelo da Clínica SO.U.

De acordo com o especialista, ao carregar uma bolsa pesada em um ombro só, gera desequilíbrio na hora de andar: "Com a carga posicionada em um lado só, o corpo tenta, constantemente, recuperar seu equilíbrio natural. E, isso, leva à sobrecarga da região lombar e a um possível quadro crônico de dor e inflamação", diz. Ainda, os músculos do pescoço ficam mais tensos e doloridos, além de afetar a coluna, tanto cervical quanto torácica. "Nos ombros, é comum causar dores muscular e cervical. É possível, também, haver problemas nas articulações de punhos e cotovelos, quando o acessório é carregado na mão ou apoiado no braço".

É considerado como ideal que o peso não da bolsa fique entre 7% e 10% do peso da mulher. Ou seja, se é uma pessoa de 60kg, o acessório deve estar entre 4,2kg e 6kg. Ainda, modelos transversais e mochilas são mais aconselhados, por proporcionarem uma distribuição melhor da carga levada.

Podendo atingir a postura e ocasionar males como rigidez do pescoço e, até mesmo, hérnia de disco, o ortopedista listou algumas dicas para evitar carregar muito peso nas bolsas e prevenir problemas futuros:

• Procure alternar o ombro que carrega o acessório

• Liste e carregue somente os itens indispensáveis

• Escolha uma bolsa feita de um material leve

• Organize os itens dentro da bolsa, para que não fiquem pendendo em um lado só

• Escolha modelos menores, que impossibilitem levar muitos objetos

• Organizar o chaveiro, deixando somente as chaves essenciais

• Use embalagens menores para carregar cosméticos

• Não levar livros e cadernos

Se houver interesse, o especialista está disponível para entrevista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.