Saúde

Campanha do HU-UFMA incentiva higienização das mãos

Essa forma de assepsia é importante e pode salvar muitas vidas, segundo especialistas da área de saúde, o Dia Mundial de Higienização das Mãos é celebrado em 5 de maio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Ato simples de lavar as mãos pode salvar muitas vidas, segundo especialistas da área de saúde
Ato simples de lavar as mãos pode salvar muitas vidas, segundo especialistas da área de saúde (higiene das mãos)

A pandemia da Covid 19 trouxe muitas mudanças para a nossa sociedade e o ato de lavar as mãos foi uma delas. Ação simples e de grande importância que pode salvar muitas vidas, teve destaque nos últimos tempos e nunca se imaginou ser tão necessária. Pensando nisso, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh) por meio do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, promoverá ações educativas nas redes sociais e mídias internas do hospital com o intuito de sensibilizar e conscientizar sobre a higienização das mãos, ato que ajuda a evitar infecções.

O Dia Mundial de Higienização das Mãos é celebrado no dia 05 de maio e neste ano a campanha tem como tema “Segundos salvam vidas – Lave suas mãos”, ela é idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e visa a prevenção e o controle de infecções nos serviços de saúde.

A chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Sirlei Garcia Marques, destaca a importância da ação e do empenho do Hospital em valorizar as práticas de higienização. “O HU-UFMA realiza anualmente essa campanha e estamos sempre reforçando e conscientizando nossos colaboradores sobre a seriedade desse ato tão simples e tão eficiente.”.

Higienização

A higienização das mãos é o quinto passo do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), criado pelo Ministério da Saúde para promover a segurança do paciente e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, tornando o ambiente hospitalar e as práticas do hospital mais seguras. O objetivo da campanha é despertar nos profissionais a importância para os passos da higiene das mãos tanto com a utilização de álcool gel como também com o uso de água e sabão, preconizados pela OMS, bem como sua disseminação, com o intuito de proteger os pacientes contra os patógenos resistentes e salvar vidas, reduzindo as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e reforçando a segurança dos pacientes nos serviços de saúde.

Segundo a OMS, as IRAS estão entre as maiores causas de morte e aumento da morbidade entre os pacientes hospitalizados. A cada 100 pacientes internados, estima-se que pelo menos sete em países desenvolvidos e 10 em países em desenvolvimento irão adquirir IRAS.

Enfermagem

O HU-UFMA/Ebserh, por meio da Divisão de Enfermagem, realizará no período de 12 a 20 deste mês, a Semana de Enfermagem, que neste ano devido a pandemia, ocorrerá de forma virtual pela plataforma Teams.

O tema central deste ano será “As múltiplas faces da enfermagem no contexto de crise”, que fará uma reflexão sobre todo o processo vivido pela enfermagem durante a pandemia. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária, no qual as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente. Um grande legado é carregado por essa profissão, por isso os dias que seguem são de homenagens ao profissional do cuidar, aquele que acompanha e observa o paciente em todo o processo do restabelecimento da saúde, na educação e na prevenção de doenças.

A Semana de Enfermagem acontece anualmente e é em homenagem ao dia do enfermeiro e ao dia do técnico e auxiliar de enfermagem, comemorados oficialmente nos dias 12 e 20 de maio, respectivamente. A data foi instituída não só em homenagem à Enfermeira Britânica Florence Nightingale, nascida em 12 de maio, como também a baiana Ana Neri, considerada a primeira Enfermeira voluntária do Brasil, falecida em 20 de maio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.