Impacto

Corte em programa federal preocupa construção civil no Maranhão

Desemprego é uma das ameaças temidas pelo setor em meio ao impacto da suspensão dos investimentos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Construção civil deve sofrer impacto negativo do corte do programa "Casa Verde e Amarela"
Construção civil deve sofrer impacto negativo do corte do programa "Casa Verde e Amarela" (construção sinduscon)

Está praticamente zerada a verba para dar continuidade às obras da faixa 1 do programa Casa Verde e Amarela, o antigo Minha Casa Minha Vida, com o veto do presidente Jair Bolsonaro ao Orçamento de 2021.

O corte de R$ 1,5 bilhão nas despesas que estavam reservadas ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) deverá paralisar obras de 250 mil casas que hoje estão em construção no país. O montante emprega diretamente em torno de 250 mil pessoas e outras 500 mil entre empregos indiretos e induzidos.

Desemprego

No Maranhão, o cenário é preocupante. Dados do CAGED apontam que, pelo terceiro mês consecutivo, o setor foi o único a apresentar resultado negativo (-232 vagas) no mercado de trabalho em março/21. Foram 2.214 admissões contra 2.446 demissões.

Para o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, esse número deverá crescer, seja pelo aumento/falta dos insumos, a burocratização de processos e, agora, com os vetos do Executivo ao Orçamento 2021.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.