Pesquisa

Aparelho reanimador desenvolvido na UFMA trata casos de Covid-19

Equipamento automatizado contém bomba de ar e máscara para reanimar pessoas com distúrbios respiratórios graves causados pelo coronavírus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Técnico faz demonstração de uso do reanimador a gestores acadêmicos e do sistema público de saúde
Técnico faz demonstração de uso do reanimador a gestores acadêmicos e do sistema público de saúde (reanimador)

São Luís- Um projeto inovador, fruto da união da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com várias universidades do país, pode contribuir muito no enfretamento da Covid-19: o reanimador automatizado Fasten Vita. O aparelho eletrônico foi apresentado na Cidade Universitária a gestores públicos de saúde e, uma vez utilizado em hospitais, tem tudo para aumentar as chances das equipes médicas de salvar mais vidas.

O reanimador automatizado Fasten Vita contém uma bomba de ar e uma máscara que serve para reanimar pacientes com problemas respiratórios. Na prática, o dispositivo automatiza o ambu (reanimador manual), que foi utilizado de forma manual com muito sacrifício por profissionais da saúde durante a pandemia no Brasil, na falta de respiradores.

O modelo do Fasten Vita foi concebido em parceria com membros de várias universidades como Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal de Goiás (UFG), entre outras.

Cada instituição deu sua respectiva contribuição acadêmica ao projeto – em eletrônica, engenharia de produção, ergonomia, software e design mecânico, por exemplo - e construíram seus próprios dispositivos com seus respectivos recursos disponíveis.

Financiamento
Na UFMA, o projeto, que é coordenado pelo diretor de Inovação e Serviços Tecnológicos da UFMA (DIST), Shigeaki Lima, contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (Fapema), por meio do Edital Nº 06/2020, chamada pública emergencial da Fundação de fomento à pesquisa no enfretamento à pandemia e pós-pandemia.

“Em defesa da vida, a UFMA sempre sai à frente! Todos contra o coronavírus”, destacou o reitor Natalino Salgado Filho ao registrar, nas redes sociais, a apresentação do equipamento.
O pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), Fernando Carvalho, diz que o objetivo do projeto é oferecer o protótipo de uma sistema de ventilação para atender pacientes com distúrbios respiratórios decorrente da Covid-19 e conta com total apoio da instituição.

Dois modelos do Fasten Vita já estão em funcionamento e estão sendo avaliados pela equipe do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA). “Neste momento, é importante que trabalhemos com a inovação tecnológica”, frisou a diretora-geral, Joyce Lages . l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.