Monitoramento

41 pessoas foram mortas por policiais em 2020, no MA

Levantamento das mortes é feito pelo G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (militar)

São Luís - Um total de 41 pessoas foram mortas pela polícia durante o ano passado no Maranhão, enquanto, cinco policiais foram assassinados, segundo dados do Monitor da Violência. Os dados sobre vitimização e letalidade policial foram divulgados ontem e fazem parte de um levantamento exclusivo feito pelo G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O levantamento aponta que 40 pessoas foram mortas por policiais em serviço e houve um caso por policial de folga. Essa quantidade representa uma taxa de mortalidade de 0,6% no estado. Enquanto, no ano de 2019, 72 pessoas foram mortas por policiais em todo o estado.

Já dos cinco policiais mortos, em 2020, um morreu em serviço e quatro fora de serviço. Um dos casos ocorreu na noite do dia 24 de setembro, no Jardim Ipem São Cristóvão. Segundo a polícia, o cabo da Polícia Militar, Ricardo Sousa Pinheiro, foi abordado quando chegava a residência da mãe dele em um veículo Corsa Classic. Os criminosos estavam em um Celta vermelho, de placas não identificadas.

Eles tentaram tomar de assalto o carro do policial militar. Houve troca de tiros. Uma das balas atingiu um dos suspeitos, identificado como Wilker Xavier Silva, de 18 anos, e morreu no local. O cabo da PM também foi alvejado no tórax e levado para o Hospital Socorrão II, localizado na área da Cidade Operária, mas veio a falecer antes de ser submetido a tratamento cirúrgico.

Nível nacional
O Monitor da Violência também revela que em todo o país no ano passado 198 policiais foram assassinados, enquanto, em 2019, ocorreram 180 casos. Em relação ao número de pessoas mortas por policiais, o registro no ano de 2020 foi 5.660 casos e 5.829 em 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.