Pandemia

Cartilha do MS sobre uso de máscaras segue normas da ABNT

Práticas Recomendadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas são citadas em documento distribuído nos aeroportos para orientação de passageiros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(máscara covid-19)

São Paulo - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou neste mês a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 477/2021, que dispõe sobre as medidas a serem adotadas em aeroportos e aeronaves em virtude da situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, decorrente do surto do novo coronavírus.

A cartilha, lançada em parceria com o Ministério da Saúde, menciona novas diretrizes sobre o uso de máscaras de proteção facial em aeroportos e aeronaves. A medida foi adotada também pela impossibilidade de se manter o distanciamento social dentro dos aviões. Quem não cumprir as exigências não poderá seguir viagem.

Dentre as orientações, o documento traz importantes Práticas Recomendadas elaboradas pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, como por exemplo:
• São proibidas as máscaras de proteção de uso não profissional confeccionadas com apenas uma camada ou que não observem os requisitos mínimos previstos na ABNT PR 1002 - Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, fabricação e uso.
• Para a fabricação de máscaras de proteção respiratória de uso não profissional, podem ser utilizados tecidos planos, malhas e/ou nãotecidos, compostos por fibras naturais artificiais e/ou sintéticas, conforme ABNT PR 1002.
• A máscara de proteção de uso não profissional deve ser bem ajustada ao rosto, cobrindo o nariz, boca e queixo, minimizando espaços que permitam a entrada ou saída do ar e de gotículas respiratórias.
• Seu uso deve ser limitado ao período máximo de 3 (três) horas, conforme ABNT PR 1002. Portanto, é importante que o usuário leve consigo máscaras sobressalentes, caso sua permanência em aeronaves e demais áreas dos aeroportos ultrapasse esse período.

• Como usar a máscara de proteção de uso não profissional? (de acordo com ABNT, 2020; ANVISA, 2020):


A) Antes de colocar a máscara no rosto:
Higienize as mãos com água e sabão ou com álcool 70%
Use somente máscara limpa, seca e sem rupturas
B) Ajuste a máscara para cobrir boca, nariz e queixo, sem deixar espaços nas laterais. Não cruze as alças, pois isso pode causar fendas nas laterais do rosto;
C) Troque sua máscara se ela estiver suja ou molhada, mesmo que isso ocorra em tempo inferior a 3 horas da última troca;
D) Não compartilhe a sua máscara, ainda que esteja limpa e higienizada;
E) Evite tocar a máscara enquanto a usa. Se tocá-la, higienize as mãos imediatamente;
F) Retire a máscara segurando-a pelas alças, sem tocar na parte frontal;
G) Limpe as mãos após remover a máscara;
H) Resista à tentação de puxar a máscara até o queixo ou testa, ou mesmo tirá-la ao falar com outras pessoas.

A ABNT PR 1002:2020 é um documento normativo de referência para orientar a sociedade e contém recomendações de fabricação, design, desempenho e uso para as máscaras de proteção respiratória de uso não profissional, que podem ser reutilizáveis ou descartáveis.

"Através da Prática Recomendada ABNT 1002, pretendemos oferecer à sociedade um guia informativo para produção de máscaras de proteção, assim como para orientação sobre o seu uso correto, lavagem, reuso e descarte. É importante lembrar que o uso de máscara vai além de autoproteção e é uma forma de também proteger o outro", explica Mario William Esper, Presidente da ABNT.

O uso correto de um simples dispositivo de proteção individual como as máscaras de proteção facial pode contribuir para salvar vidas e reduzir o custo social e humano da pandemia de Covid-19. Além de também contribuir para reduzir a disseminação de outros agentes infecciosos. É importante lembrar que a utilização de máscara não invalida a necessidade das ações de distanciamento social e a adoção de medidas de proteção e higiene recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.