Pandemia

Governo amplia número de leitos no interior para atender alta demanda

Segundo boletim da SES, das 1.579 pessoas que testaram positivo para covid, no último dia 17, 1.458 são do interior; cinco cidades apresentam o maior número de casos

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Ampliado número de leitos de UTI exclusivos no Hospital Macrorregional de Coroatá
Ampliado número de leitos de UTI exclusivos no Hospital Macrorregional de Coroatá (leito Coroatá)

São Luís - Com a alta dos números de casos do novo coronavírus no interior do estado, o governo segue ampliando a quantidade de leitos nos hospitais da rede pública, inclusive de unidades de Tratamento Intensivo (UTI) para atender à grande demanda. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgados no boletim epidemiológico do último dia 17, mostram que das 1.579 pessoas que testaram positivo para Covid-19, 1.458 são do interior do Maranhão.

Ainda segundo a SES, somente nos dias 16 e 17 deste mês, houve aumento de 911 infectados pelo vírus no interior. Entre as cinco cidades com o maior número de casos confirmados da enfermidade, estão Balsas, com o registro de 7.725 infectados; Caxias, com 6.582; Timon, somando 5.640; Santa Inês, 5.461 e Barra do Corda, com um total de 4.517 casos.

A SES frisou que o governo do Maranhão nunca interrompeu o investimento na ampliação de unidades de saúde e leitos para assistência aos pacientes do estado, assim como na contratação de profissionais para garantir o devido atendimento aos casos acometidos pela Covid-19 na capital e no interior.

A rede estadual de saúde teve 659 leitos ampliados somente em 2021, com investimentos aplicados em todas as cidades polos no interior para garantir a descentralização do atendimento aos casos da Covid-19 entre eles, o Hospital Referência Covid-19, em Imperatriz; o Hospital de Campanha de Bacabal; a primeira UTI da cidade de Barreirinhas no Hospital Regional; a ampliação de leitos Covid nos Hospitais Macrorregionais e Regionais de Imperatriz, Balsas, Caxias, Lago da Pedra, Coroatá, Codó, Timon, Itapecuru-Mirim, Santa Inês, Chapadinha. Até o final do mês, a previsão também é ampliar leitos no Hospital de Campanha de Pedreiras.

Outra medida adotada é a parceria com prefeituras para implantação de leitos para assistência aos pacientes da Covid-19 em unidades municipais de saúde. Nesta semana, a SES abriu 58 leitos no Hospital Municipal de Açailândia, sendo 10 de UTI e 48 de enfermaria. Além destes, há também parcerias para implantação de leitos no Hospital Municipal de Caxias e na Unidade de Pronto Atendimento de Bacabal.

A Secretaria ressaltou que o Governo do Maranhão contratou o serviço do UTI aérea para agilizar a transferência de pacientes para a capital, região que concentra maior número de leitos da rede estadual, enquanto continua com a ampliação na rede hospitalar. De 1º de março até 16 de março, a Central de Regulação de Leitos já havia transferido 82 pacientes do interior para São Luís por meio deste serviço.

O Governo informou que na segunda quinzena deste mês o Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá, recebeu 12 novos leitos de UTI específico para infectados da covid e, no momento, são 42 leitos exclusivos. Uma das pacientes dessa unidade de saúde foi a idosa Raimunda Francisca Nascimento, de 88 anos. Ela teve quase 100% de comprometimento pulmonar por causa da Covid, mas conseguiu se recuperar e recebeu alta médica no começo desta semana.

A ampliação da oferta de leitos no Macrorregional de Coroatá possibilitou que o hospital pudesse manter o atendimento a demandas de urgência advindas de outras especialidades. No momento, a unidade tem oferecidos a comunidade os serviços em cirurgias de urgência, geral e oftalmológicas, ambulatório de cardiologia, gastroenterologia, urologia, nefrologia e ortopedia. O hospital também garante a realização de exames laboratoriais, ultrassonografia, raio-x, endoscopia, colonoscopia e tomografia computadorizada.

Região Tocantina
O secretário da SES, Carlos Lula visitou, ontem, hospitais da Região Tocantina e, em entrevista à TV Mirante disse que nas próximas seis semanas existe a possibilidade de haver uma forte pressão sobre o sistema de saúde do país, por causa do aumento de casos da Covid-19 e necessidade de internações.

Ainda segundo o secretário, existe a expectativa das internações e óbitos por Covid começarem a cair somente a partir de maio, com o início da vacinação do público de acima de 60 anos, que é a faixa etária que mais se interna, por causa das complicações do novo coronavírus.

O secretário vistoriou o funcionamento do Hospital Referência Covid-19, em Imperatriz, que foi entregue na última semana pelo Governo do Estado, em parceria com a empresa Suzano. Esta unidade de saúde conta com 60 leitos de internação, sendo 50 de enfermaria e 10 de UTI, além de 20 leitos de observação.

Atendimento
Os pacientes da Regional de Saúde de Imperatriz, composta por 16 municípios, tem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bernardo Sayão, para atendimento exclusivo de casos da Covid-19. A partir da avaliação clínica dos pacientes, os casos leves e moderados, são encaminhados para o Hospital Referência de Covid-19.

Os casos avaliados como graves podem ser transferidos para o Hospital Macrorregional de Imperatriz ou para o Hospital Materno Infantil, ambos da rede pública estadual. O Governo informou que aumento o número de leitos no Hospital Materno Infantil de Imperatriz por causa do aumento do número de casos da doença.

A unidade de saúde isolou uma área exclusiva para receber casos da Covid-19 e contabiliza 30 leitos de enfermaria para tratamento de casos graves do novo coronavírus, além de 20 leitos de UTI.

Enquanto, o Hospital Macrorregional Doutora Ruth Noleto possui atualmente 114 leitos de enfermaria para tratamento da Covid, 42 leitos de UTI também destinados ao tratamento dessa enfermidade. Além da estrutura na cidade de Imperatriz, os pacientes da Covid-19 da Região Tocantina também contam com 48 leitos no Hospital Municipal de Açailândia.

Cidades com maior número de infectados da Covid-19

7.725 casos em Balsas
6.582 casos em Caxias
5.640 casos em Timon
5.461 casos em Santa Inês
4.517 casos em Barra do Corda

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.