Lotação

Demanda por UTI segue regulação de leitos e está dentro do previsto

Segundo a SES, dos 520 leitos de UTI dos hospitais públicos para coronavírus, no Maranhão, 455 estão ocupados e, somente na capital, havia a solicitação para transferência de 16 pacientes para a UTI

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Leitos de UTI disponibilizados pelo Estado
Leitos de UTI disponibilizados pelo Estado (Leitos UTI)

São Luís - Em São Luís, ontem, havia a solicitação para transferência de 16 pacientes para leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de hospitais da rede pública. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o número está dentro da normalidade e não há fila de espera. A demanda segue o processo de regulação dos leitos, além dos protocolos de higienização. No total, são 520 leitos de UTI disponíveis na rede pública, no estado, e desta quantidade, 455 estão ocupados. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) considera crítico o nível de ocupação de leitos da UTI para Covid-19 na maior parte do país. Em 24 estados e no Distrito Federal, a taxa de ocupação é de 80% ou superior.

Somente na Grande Ilha, há um total de 232 leitos de UTI e até a manhã de ontem a taxa de ocupação era de 89,66% e havia a solicitação para transferência de 16 pacientes para a UTI. Na cidade de Imperatriz, dos 72 leitos de UTI, apenas cinco estavam livres, ontem, apresentando uma taxa de ocupação de 93,06% e 22 pacientes precisavam de cuidados da equipe da UTI.

Nos demais hospitais da rede pública do interior do estado a taxa de ocupação dos leitos de UTI era de 83,33%. Dos 216 leitos disponíveis, 180 estavam ocupados por pacientes e apenas 36 estavam livres.

A SES afirmou, por meio de nota, que não há filas de espera geradas por 100% de ocupação de leitos, mas, sim o processo normal de regulação de leitos. A unidade solicita a transferência para a Central de Regulação, que viabiliza e efetiva o deslocamento do paciente para um leito de UTI.

A SES também informou que nos últimos dias, 91 pacientes foram transferidos para leitos da Covid-19 nas unidades de saúde do estado. Ressaltou que, no decorrer desta semana, abriu 54 leitos de UTI e 59 leitos de enfermaria.

Internados
No Maranhão, até o último dia 16, havia 1.567 pessoas infectadas do coronavírus internadas nos hospitais públicos e privados. Somente nos leitos de UTI, eram 584 pacientes, 445 deles estavam em tratamento na rede pública.

Na internação de enfermaria, de acordo com a SES, havia 983 pacientes. Desta quantidade, 837 eram pacientes de hospitais públicos e 146 da rede privada. Há 229.496 casos confirmados de coronavírus em todo o estado.

Atendimento na Ilha

A cúpula da SES e da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) realizou reuniões, no último dia 15, com o objetivo de expandir a rede de unidades para o atendimento aos pacientes do novo coronavírus.

Na capital, o governo direcionou cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e oito hospitais, que somam 232 leitos de UTI e 493 clínicos para assistência aos pacientes da Covid-19. Uma das unidades foi o Hospital de Traumatologia e Ortopedia, localizado na área do Turu, onde há 10 leitos de UTI e 11 de enfermaria.

Na terça-feira, 16, começou a ser a montado no Espaço Renascença, no bairro Jardim Renascença, o novo hospital de campanha destinado a atender pacientes com sintomas graves da Covid-19. O local foi cedido pela Universidade Ceuma.

O hospital de campanha é um investimento do Governo do Estado em parceria com o Grupo Mateus, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Energia (Seinc). A unidade hospitalar terá 80 leitos, dos quais 70 serão de enfermaria e 10 de UTI.

SAIBA MAIS

Dados da SES mostram que há 1.161 leitos de enfermeiras nos hospitais da rede pública do Maranhão destinados aos pacientes da Covid e um total de 848 estão ocupados. Somente na Ilha, a taxa de ocupação é de 89,25%.

Contaminação

O Imperial College de Londres calculou que cada 100 brasileiros com o vírus contaminam outros 123. Na última terça-feira, 16, o Brasil ultrapassou as 282 mil mortes pela pandemia e bateu um novo recorde no registro de óbitos em 24 horas, de acordo com os números atualizados pelo consórcio de veículos da imprensa, que é formado pelo O Globo, Extra, G1, Estadão, Folha e UOL.

NÚMEROS

584 infectados pela Covid-19 estão internados nos leitos de UTI da rede privada e pública em todo o estado
520 leitos de UTI em hospitais públicos destinados a pacientes do coronavírus no Maranhão
455 dos leitos de UTI em hospitais públicos destinados a pacientes do coronavírus no Maranhão estão ocupados
65 dos leitos de UTI em hospitais públicos destinados a pacientes do coronavírus no Maranhão ainda estão disponíveis

*Números fornecidos pelo boletim da SES no último dia 16

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.