Educação

Estudantes maranhenses são destaques em olimpíadas nacionais

Diversos municípios maranhenses tiveram escolas premiadas nas competições como Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

Com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Vera Lúcia Moraes Alves Oliveira, medalhista de ouro na ONC e destaque na OBA (Foto: Divulgação)
Vera Lúcia Moraes Alves Oliveira, medalhista de ouro na ONC e destaque na OBA (Foto: Divulgação) (estudante)

São Luís - Os resultados expressivos alcançados por estudantes de escolas públicas do Estado na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) reforçam essa tese. Diversos municípios maranhenses tiveram escolas premiadas nas competições, entre eles São Luís, Axixá, Balsas, Açailândia, Caxias, Imperatriz e muitos outros, que além de medalhas de ouro, prata e bronze, receberam menção honrosa pelo excelente desempenho nas disputas.

As competições são destinadas a estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e particulares de todo Brasil. A OBA foi realizada nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, enquanto que a ONC iniciou a primeira fase nos dias 6 e 7 de agosto de 2020 e a segunda aconteceu no dia 22 de janeiro de 2021. As Olimpíadas ocorreram de forma virtual.

Em São Luís, entre as diversas escolas premiadas, destaca-se o Colégio 2 de Julho, que teve resultados expressivos nas competições que disputou. Na ONC, foram 3 medalhas de ouro, 1 medalha de prata e 8 menções honrosas; na OBA, a escola obteve uma medalha de bronze, configurando-se como uma das grandes vencedoras, entre as escolas do Estado participantes das competições.

Vera Lúcia Moraes Alves Oliveira, estudante da 2ª série do Colégio Militar 2 de Julho, recebeu medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e conseguiu excelente resultado na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Vera destacou a importância das competições nacionais para aprimorar o conhecimento científico dos estudantes, que são importantes para ajudar superar as barreiras que a vida impõe.

“Eu tenho que agradecer não somente os meus professores, mas todos aqueles que incentivam a prática do conhecimento científico, proporcionando aos estudantes essa experiência valiosa. A competição é uma possibilidade de o estudante mostrar que ele é capaz e quando tem afinidade com as disciplinas também pode ganhar uma medalha de ouro e se sentir um vencedor, porque o reconhecimento é tudo para a gente. As Olimpíadas são um incentivo para que o aluno persiga seus sonhos, insista naquilo que ele quer, para que ele supere cada vez mais o seu limite”, expressou.

Nathalya do Nascimento Sousa destaca a sua participação na Olimpíada Nacional de Ciências. A estudante, que pretende ser médica, acredita que a competição serviu de impulso para reforçar os seus estudos nas diversas disciplinas exigidas no certame nacional, o que lhe garantiu a medalha de ouro na ONC.

“A ONC me impulsionou a estudar ainda mais as matérias de Biologia, Física, Química, Matemática, História, Geografia e por serem disciplinas que gosto, tanto que pretendo segui a carreira medica, facilitou o entendimento. Os estudos direcionados à ONC, o apoio da escola e dos professores do Colégio Militar 2 de Julho foram fundamentais para a minha aquisição de conhecimento, haja vista a didática de ensino e prática da escola, graças a isso eu consegui o mérito da medalha de ouro”, ressaltou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.