Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Capela das Laranjeiras

Ex-alunos do Colégio Marista São Luís estão chateados (para não dizer revoltados) com a transformação da Capela de São José das Laranjeiras, anexa ao prédio onde funcionou a escola, no centro de São Luís, em biblioteca. A ideia do Governo do Estado do Maranhão desagradou geral, uma vez que a capela tem um inestimável valor sentimental para quem ali estudou e frequentou a simpática igrejinha, palco de inúmeras celebrações religiosas que marcaram uma época.

O MÉDICO Milton Brito Muniz, de Presidente Dutra, dono da belíssima Clínica Diagnose e um dos mais conceituados profissionais da área médica da região central do estado, em encontro recente com o jovem e atuante vereador daquele município, André Jardins, que passou a última semana circulando em São Luís
O MÉDICO Milton Brito Muniz, de Presidente Dutra, dono da belíssima Clínica Diagnose e um dos mais conceituados profissionais da área médica da região central do estado, em encontro recente com o jovem e atuante vereador daquele município, André Jardins, que passou a última semana circulando em São Luís

País da criminalidade
O Brasil é o país do futebol. Mas, também, carrega o estigma de país da criminalidade.
Passam-se os anos, chegam pandemias, transformam-se as paisagens e muda o clima, mas o processo de ressocialização, a cada dia, fica mais difícil e um enigma dificílimo para as futuras gerações.
Não precisamos ir muito longe nem sair do Nordeste. Aqui no Maranhão, por exemplo, os crimes só aumentam.
Ontem, fazendo a leitura matinal diária de praxe, uma notícia me deixou impactado.

País da criminalidade 2
Era uma reportagem em que a Superintendência de Polícia Civil da Capital informava que 88 prisões foram efetuadas pelo órgão no mês de fevereiro na capital maranhense. E que o número representa um aumento em 175% no volume de prisões (vejam a gravidade desse percentual), em comparação ao mesmo período do ano passado. Em fevereiro de 2020 foram 32.
É preciso que o estado mostre suas garras, no bom sentido da palavra.
É preciso potencializar e garantir mais agilidade e resolutividade nos casos de crimes no Maranhão.
Estamos à mercê de bandidos. Com a pandemia, então, tudo ficou mais difícil para os cidadãos, mas eles continuam nas ruas, afrontando a sociedade.

Marco Mulher
Já estamos em março, mês que nos remete às mulheres. O governo estadual, aliás, realiza, entre os dias 1º e 30 de março, a programação da campanha “Março Mulher: De onde eu estiver, ajudo uma mulher”, visando enfraquecer estigmas, fortalecer movimentos contra a violência doméstica, contra as injustiças profissionais e contra as desigualdades de gênero.
A campanha foi pensada a partir de dados do IBGE durante a pandemia, que revelam que mais de 30 milhões de famílias são chefiadas por mulheres empreendedoras, que estão à frente de seus pequenos negócios para levar sustento aos seus lares, mas com a necessidade de confinamento podem estar enfrentando dificuldades financeiras, sociais e psicológicas.

Na Lagoa
No próximo sábado, entra em atividade nesta capital o curso de idiomas KNN, que vai funcionar na Lagoa da Jansen, sob o comando do casal Jacqueline e Humberto Oliveira.
Trata-se de uma franquia que faz muito sucesso em outras cidades e já conta com mais de 600 unidades em todo o Brasil.
O casal bateu o martelo após uma viagem à cidade turística de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, onde conheceu o projeto.
Ano passado, a empresa ganhou novamente o prêmio “Melhores Franquias”, da Editora Globo e Serasa Experian.
Atualmente, está entre as 50 maiores do país e entre as cinco maiores do segmento.

Olimpíada de Ciências
Escolas da rede pública estadual foram destaque na Olimpíada Nacional de Ciências 2020.
Muitos estudantes maranhenses conquistaram medalhas de ouro, prata, bronze e outros foram agraciados com menção honrosa.
As provas foram realizadas em formato digital, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos para conter o avanço da Covid-19.

TRIVIAL VARIADO

Em entrevista a uma emissora de rádio local, o médico e vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg, alertou para um cenário de caos na saúde do Maranhão com a variante P1 da Covid-19, já confirmada no Estado.

Gutemberg mencionou dados nacionais e ainda dados locais que teve acesso em conversa com o epidemiologista e professor da UFMA, Antônio Augusto. Ele destacou ainda que nos hospitais públicos e privados estão suspendo as cirurgias eletivas para se dedicar à Covid-19.

Um dado assustador que o Dr. Gutemberg explicou: a variante P1 da Covid-19 pode duplicar o número de pessoas internadas, pois tem maior transmissibilidade e atinge, principalmente, os jovens.

Para promover encontros virtuais, em virtude da pandemia da Covid-19, e discutir temas relevantes ao cenário industrial nacional e local com especialistas de diversos setores, a Fiema realizará a primeira edição do “Fiema em Série”.

A primeira edição da “Fiema em Série”, no próximo dia 4, abordará a Energia Solar Fotovoltaica: Panorama, Oportunidades e Desafios com acesso gratuito por meio do site da Fiema, www.fiema.org.br.

A poesia está em festa hoje, com a mudança de idade do Poeta Luis Augusto Cassas, um dos maiores expoentes da poesia maranhense – e brasileira – da atualidade. Há alguns anos, Cassas está com residência fixa em São Paulo.

EM POUCO tempo no mercado, a loja Grand Cru São Luís, na Ponta d´Areia, se impôs como um lugar de referência para os apreciadores de vinho. Nos fins de semana, a franquia, que é casa de vinho e possui um bistrô acolhedor, funciona com música ao vivo e discotecagem, daí a frequência ser predominantemente jovem, como aconteceu no último sábado, quando pontificaram por lá, os empresários Parmênio Carvalho Júnior e Rossana, com o filho, Gustavo Oliveira e Vanessa, Bruno Duailibe e Natália, Eric Murad com um grupo de amigos, Carol Moraes Estrela, André Jardins (de Presidente Dutra), entre muitos outros. Na foto, os proprietários da casa, Gabrielle e José Sobral Neto
EM POUCO tempo no mercado, a loja Grand Cru São Luís, na Ponta d´Areia, se impôs como um lugar de referência para os apreciadores de vinho. Nos fins de semana, a franquia, que é casa de vinho e possui um bistrô acolhedor, funciona com música ao vivo e discotecagem, daí a frequência ser predominantemente jovem, como aconteceu no último sábado, quando pontificaram por lá, os empresários Parmênio Carvalho Júnior e Rossana, com o filho, Gustavo Oliveira e Vanessa, Bruno Duailibe e Natália, Eric Murad com um grupo de amigos, Carol Moraes Estrela, André Jardins (de Presidente Dutra), entre muitos outros. Na foto, os proprietários da casa, Gabrielle e José Sobral Neto

DE RELANCE

Roseana nas redes
Sempre atenta aos desdobramentos do gerenciamento da pandemia, a ex-governadora Roseana Sarney se pronunciou nas redes sociais sobre a nova polêmica envolvendo o governador Flávio Dino, outros governadores e o presidente Jair Bolsonaro, a respeito do envio de recursos federais aos estados. No caso do Maranhão, o presidente afirma que já enviou R$ 36 bilhões. Já Flávio Dino garante que não é verdade, anunciando que vai processá-lo. Para Roseana, eles apenas batem cabeça, enquanto brasileiros morrem.

Atendimento remoto
O Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, órgão da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, debateu a melhoria do atendimento à população durante o período de plantão extraordinário. Até o dia 31 de março, o Judiciário está com o atendimento presencial suspenso, por causa da evolução dos casos de Covid-19 no Maranhão, mas os serviços devem continuar sendo ofertados remotamente à sociedade.

Decisão sobre restrições
Tramita na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís pedido de renovação de medidas restritivas a bares, restaurantes e festas em todo o Maranhão. E como o titular da Vara, Douglas de Melo Martins, entrou de férias, caberá à Jaqueline Caracas decidir. O pedido foi feito pelos defensores públicos estaduais Clarice Bind, do Núcleo de Direitos Humanos, e Cosmo da Silva, do Núcleo de Defesa da Saúde, da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa.

Produção de Vacinas
Em parceria com Governo de São Paulo e o Instituto Butantan, o Grupo Boticário e outras quarenta empresas do setor privado reuniram R$ 180 milhões para a ampliação de um Centro Multipropósito para Produção de Vacinas, com o objetivo de aumentar o acesso da população brasileira à Coronavac, deter autonomia na produção e gerar conhecimento em engenharia e atividades de bioprocesso. A fábrica está prevista para dezembro deste ano e será capaz de produzir outras vacinas no pós Covid-19, já que novas doses deverão ser tomadas para conter a disseminação do vírus.

Formação Docente
A Universidade Federal do Maranhão abriu processo seletivo para o curso de Mestrado Profissional em Formação Docente em Práticas Educativas. Os candidatos têm até o dia 31 de março para se inscreverem. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas e os candidatos deverão se inscrever em uma das duas linhas de pesquisa: “Linguagens, Práticas Pedagógicas e Tecnologias na Educação” ou “Pluriculturalidade, Interculturalidade e Práticas Educativas Interdisciplinares”.

Carta aberta
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde manifestou-se, por meio de carta aberta, pela adoção imediata de medidas para evitar o iminente colapso nacional das redes pública e privada de saúde. A carta, assinada pelo presidente do CONASS e secretário de saúde do Maranhão, Carlos Lula, diz que “o relaxamento das medidas de proteção e a circulação de novas cepas do vírus propiciaram o agravamento da crise sanitária e social, esta última intensificada pela suspensão do auxílio emergencial”.

Incentivo profissional
Profissionais recém-formados na área da saúde deverão atuar por até três anos em locais que tenham menos de um profissional de saúde a cada mil habitantes e em outros municípios com alta demanda, conforme um projeto de lei apresentado no Senado. A proposta, que ainda não tem relator, cria o Programa de Incentivo ao Exercício Profissional de Recém-Formados de Graduação da Área da Saúde no Âmbito do Sistema Único de Saúde.

Incentivo profissional 2
O projeto abrange os cursos de Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Nutrição e Fonoaudiologia. Os recém-formados serão incentivados a participar de um amplo programa de seleção para contratações temporárias. Os candidatos aprovados serão contratados por um período de três anos, com todos os direitos e garantias previstas no estatuto do funcionalismo a que pertença ou nos acordos e convenções coletivas. A jornada mínima de trabalho será de 20 horas semanais. A remuneração será proporcional a carga horária de trabalho. Os profissionais que cumprirem 75% do período de contratação receberão certificado de participação no programa.

Para escrever na pedra:
“A admiração, em algumas pessoas, nada mais é que uma forma chique de ter inveja”. De autor desconhecido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.