Pandemia

Novos leitos de UTI entram em funcionamento em São Luís

Leitos de UTI estão no Hospital Dr. Genésio Rego e de Enfermaria, no Hospital de Cuidados Intensivos

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Mais leitos estão sendo disponibilizados para atender a demanda
Mais leitos estão sendo disponibilizados para atender a demanda (leitos)

São Luís - A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede pública chegou a 91,39% na Região Metropolitana de São Luís, segundo o mais recente boletim da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado terça-feira, 23. Dos 151 leitos, 138 estão ocupados, restando apenas 13 para atender à crescente demanda. A taxa de leitos de Enfermaria, no entanto, tem folga, pois o percentual de ocupação é 55,37%. Em Imperatriz, segunda maior cidade do estado, por sua vez, a taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 86% e de leitos de Enfermarias, a 91,51%.

Procurada por O Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que já estão em funcionamento, desde ontem, 24, oito novos leitos de UTI no Hospital Dr. Genésio Rego e 18 leitos de Enfermaria para Covid-19 no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI).

O órgão ressaltou que o HCI passa por obras e deve chegar a 90 novos leitos exclusivos para Covid, após a conclusão dos serviços. Além disso, esclareceu que as equipes das coordenações de atenção primária e Vigilância Epidemiológica das Secretarias Municipais de Saúde são as responsáveis por esse acompanhamento e monitoramento dos casos positivos.

A SES reforçou que promove reuniões online com as unidades regionais de saúde e seus respectivos municípios objetivando o fortalecimento das ações de prevenção e educação em saúde, dentre estes, há a orientação sobre isolamento domiciliar, rastreamento e monitoramento de contatos, seguindo os critérios estabelecidos no Guia de Vigilância Epidemiológica e notas técnicas do Ministério da Saúde, assim como por meio de notas técnicas estaduais publicadas no site da Secretaria.


NÚMEROS
91,39%
dos leitos de UTI para Covid-19 estão ocupados na Ilha (boletim de terça, 23)
55,37% dos leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19 estão ocupados, na rede pública, na Ilha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.