Solidariedade

Instituto Antônio Brunno recebe doação do Grupo Mirante

Entrega de cheque ocorreu na quinta-feira, 11; valor doado foi arrecadado com a venda de ecobags personalizadas

KETHLEN MATA / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Antônio Lima Sousa recebe cheque das mãos de Madelon Araújo e Iana Carvalho, representantes do Grupo Mirante
Antônio Lima Sousa recebe cheque das mãos de Madelon Araújo e Iana Carvalho, representantes do Grupo Mirante (Fundação Antônio Brunno)

São Luís - O Instituto Antônio Brunno - que acolhe pacientes com câncer – recebeu na quinta-feira, 11, um cheque no valor de R$ 5.701,72 proveniente de ação solidária realizada pelo jornal O Estado e portal Imirante.com, em setembro do ano passado, durante as comemoração do aniversário de São Luís. Foram comercializadas ecobags com renda revertida para a doação. A entrega foi marcada pela emoção do presidente da entidade, Antônio Lima Sousa.

Esse é o quinto ano consecutivo que o Grupo Mirante realiza doações para a fundação, que completará 10 anos em março. Mesmo com a pandemia, o instituto se manteve em atividade, porém com uma quantidade reduzida de pessoas assistidas no local. Em 2020, foram 80 pacientes novatos.

“Como a gente vive 100% de doação, então toda doação é bem-vinda. Esse valor serve para ajudar os pacientes. Aqui nós temos pacientes que ajudamos desde o exame, até o transporte, então como não temos um dinheiro fixo, esses valores são revertidos para benefícios dos pacientes”, explicou o presidente da instituição, Antônio Lima Sousa.

Momento da entrega
A entrega foi feita por volta das 10h30, pela diretora Comercial de O Estado, Madelon Araújo. “Abraçamos a causa, devido ao histórico do Instituto, por tudo que tem para oferecer a essas pessoas que necessitam muito. Eles abraçam quem precisa de uma forma que é muito cativante ver”, comentou.

A psicóloga da instituição e irmã de Antônio Brunno, Adriana Pessoa, frisou a importância do dinheiro para a fundação, que vai usá-lo para comprar alimentos. “Essa parceria é muito importante para nós, porque além das doações financeiras, o Grupo Mirante compartilha a nossa história, quando teve uma enchente aqui e em todo nosso prédio entrou água, a partir deles nós conseguimos muitas doações, muitas pessoas vieram nos visitar”, afirmou.

João Batista, 78, estava distraído tocando teclado em uma das salas de recreação do instituto quando foi surpreendido pela presença de O Estado na Fundação Antônio Brunno. Ele faz tratamento de leucemia e está no Instituto há mais de três anos. “Aqui é uma maravilha, tem tudo para a gente, muito bom!”, disse, antes de voltar a tocar seu instrumento.

As ecobags
As ecobags foram comercializadas por R$ 20,00, no Champs Mall, na Península da Ponta d’Areia, aos domingos. O dinheiro arrecadado foi revertido para a doação.

Gabriel Sá foi o ilustrador que fez a arte da bolsa. “No processo para a criação das ecobags, eu decidi fazer uma homenagem aos principais cartões-postais da cidade, usando cores fortes e vibrantes para compor um mosaico com cinco ilustrações. Cada uma representa um pouco da arquitetura nova da cidade e a colonial também”, destacou o artista.

SAIBA MAIS

Jubileu dos 10 anos do Instituto Antônio Brunno

Em março de 2021, o Instituto Antônio Brunno realizará o jubileu dos 10 anos de atividades e dez anos de seu fundador, com uma festa religiosa e social durante todo mês de março com uma programação disponível nas redes sociais. Todos os anos a fundação faz a sua tradicional feijoada no mês de dezembro, porém com a pandemia da Covid-19, a festa não será realizada este ano. Para suprir a falta da comemoração, foi criada a campanha: Leitura é cultura leia livros.

Um livro com a história de Antônio Brunno – que deu nome para o instituto – e da fundação, na obra será narrada a história de superação, de amor, evangelização, caridade e acolhimento humanizado. A campanha está acontecendo desde dezembro e terminará em 28 de março, quando se encerra a comemoração do jubileu. “Criamos a campanha nos moldes de valorização daqueles que nos ajudaram durante dez anos, esta valorização será reconhecida de forma material com uma condecoração merecida. E de forma espiritual em nossos corações agradecidos e com a afirmativa de que todos os nossos benfeitores são responsáveis diretos por todas as nossas conquistas”, diz nota escrita pelo instituto. Mais de 3 mil refeições mês, capacidade para abrigar 220 pessoas dia e mais 5 mil pessoas numa rotatividade. São mais de 2 mil pessoas beneficiadas com um acolhimento padronizado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.