Alerta Vermelho

MA: 90 óbitos por Covid-19 confirmados em fevereiro

Conforme dados da SES, apenas nos primeiros oito dias do mês, 90 óbitos foram confirmados, causados por Covid-19; consórcio de imprensa aponta aumento de +103% de óbitos no MA

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Óbitos em decorrência da Covid-19 têm aumentado no Maranhão
Óbitos em decorrência da Covid-19 têm aumentado no Maranhão (covid-19)

São Luís — O Maranhão continua em alerta vermelho em relação ao aumento no número de óbitos decorrentes da Covid-19 no estado. De acordo com os dados do consórcio de imprensa, apresentados na noite de segunda-feira, 8, o Maranhão apresentou aumento de 103% na média móvel de número de óbitos e casos.

Segundo os boletins da Secretária de Estado da Saúde (SES), apenas nos primeiros oito dias de fevereiro, 90 óbitos foram confirmados, causados por Covid-19. Contudo, a SES alega que alguns desse óbitos não ocorreram neste mês, porém, a confirmação do caso da morte só saiu agora. O teste para informar se um óbito foi causado por Covid-19 pode demorar até 15 dias.

Ainda de acordo com os dados do boletim, além dos 90 óbitos, nesses oito dias também foram confirmados mais 2.530 novos casos em todo o estado. Foram 557 novos casos na Grande Ilha, 188 em Imperatriz e 1.785 casos nas demais regiões. Segundo a última atualização da média móvel do consórcio de imprensa, o Maranhão foi o estado que apresentou maior aumento do país.

O cálculo da média móvel é realizado a partir da soma do número de casos ou mortes do dia com o dos seis dias anteriores. Para saber a tendência, é preciso calcular a variação percentual das médias móveis em um intervalo de 14 dias. A tendência é considerada estável se este percentual for de até 15%, tanto para mais, quanto para menos.

No último fim de semana, quando os hospitais privados da Grande Ilha alcançaram a ocupação total dos leitos de UTI, o Maranhão apresentou um percentual de +124% de média móvel no número de óbitos.

Novas medidas
Em entrevista à imprensa realizada na semana anterior, o governador, Flávio Dino, anunciou medidas para combater os aumentos de casos no estado. Uma delas foi a suspensão das festas de Carnaval e dos pontos facultativos do dia 15 e 16, decisão também aderida pelo prefeitura Eduardo Braide. De acordo com o Ministério Público, uma reunião ocorrerá na próxima quinta-feira, 11, com o secretário de Segurança Pública do estado do Maranhão para definir planos de fiscalização de festas clandestinas durante o fim de semana em que seria comemorado o Carnaval.

Ainda sobre o período de folia, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) suspendeu viagens extras de Ferry-boat durante o Carnaval. De acordo com o presidente da MOB, em entrevista a uma rádio local, a medida é uma forma de conter o avanço da propagação do vírus da Covid-19 durante a época de maior movimentação, que seria entre os dias 12 e 19 de fevereiro. A decisão foi uma recomendação do Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Outra recomendação do MPMA que está sendo seguido pela Agência é o aumento de fiscalização das embarcações neste período, para garantir que seja seguida a Portaria n° 336/2020 - GAB/MOB, de 12 de novembro de 2020, que estabelece a realização de viagens do transporte aquaviário intermunicipal com, no máximo, 50% de sua capacidade total e a utilização de máscaras sanitárias durante todo o percurso.

O governador também anunciou como medida a expansão de leitos e equipamentos na rede estadual. “Nós temos como medida expansão de novos leitos e equipamentos, porque quando eu falo de abrir novos leitos, evidentemente isso envolve respiradores, monitores etc., temos feito aquisições e também solicitado apoio ao Ministério Público”, explicou o governador.

Nesta terça-feira, 8, com a alta nas ocupações dos leitos, o Governo do Maranhão decidiu ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) requerendo a abertura de novas vagas na rede hospitalar. Segundo o Governo, com base em reportagem do portal UOL, não há atualmente leitos de UTI abertos no Estado e mantidos por recursos federais.

O governador também confirmou, por meio de suas redes sociais, que o Maranhão recebeu um novo Hospital de Campanha, fruto de doação do governo norte-americano, que está em fase final de montagem e instalação no município maranhense de Bacabal e deve começar a funcionar na próxima semana. No total, a unidade contará com tendas para 40 leitos, além de geradores de energia e quatro ventiladores. Uma delegação do Departamento de Defesa dos EUA está no estado para treinar a equipe da Defesa Civil que vai gerenciar o uso do material.

Outras medidas que também foram divulgadas durante coletiva de imprensa foram as testagens por Drive-trhu, no Parque Rangedor, para gestantes e pessoas a partir de 50 anos; reforço na campanha de incentivo ao uso de máscaras; reforço na fiscalização do uso de máscaras.

NÚMEROS

90 óbitos por Covid-19 foram confirmados em fevereiro
2.530 novos casos foram registrados neste mês no Maranhão
103% é a média do aumento móvel de óbitos por Covid no Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.