Literatura

Nova sede para a Academia Ludovicense

Academia Ludovicense de Letras vai ter nova sede localizada no Palácio Cristo Rei

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(palácio cristo rei)

São Luís- Um novo espaço para divulgar a produção literária de São Luís. A Academia Ludovicense de Letras (ALL) ganhará uma nova sede: as reuniões agora serão realizadas em uma sala do Palácio Cristo Rei, prédio de propriedade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizado na Praça Gonçalves Dias.

O ato se deu mediante convênio assinado pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado e pelo presidente da ALL, escritor e advogado Daniel Blume e busca estabelecer diversas parcerias que beneficiará a divulgação da arte contemporânea local.

O termo tem por objetivo estabelecer a mútua cooperação entre a UFMA e a ALL, visando a promoção de exposições do aparato histórico da Universidade Federal do Maranhão, além de fomentar a difusão de informações culturais e literárias. Compete à Academia Ludovicense de Letras: colaborar com a manutenção do prédio – Palácio Cristo Rei, bem como com a Fundação UFMA, além de difundir a história da Universidade, de São Luís e do Maranhão; fomentar a difusão, na Universidade e nas escolas, de informações culturais e literárias, especialmente quando das visitas ao Palácio Cristo Rei; e ratificar o desenvolvimento e a difusão da cultura e da literatura ludovicense, bem como a defesa das suas tradições literárias.

A Academia
Fundada em 10 de agosto de 2013, data escolhida em alusão ao aniversário de Gonçalves Dias, a Academia Ludovicense de Letras foi criada por um grupo de intelectuais, com o intuito de reunir intelectuais, escritores, no intuito, de promover um local de diálogo e promoção da cultura, especialmente, ligadas às letras produzidas no Maranhão contemporâneo.

Homenageando o poeta Gonçalves Dias na data de fundação, a entidade também lembra de outros expoentes da literatura maranhense, a patrona da entidade é a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, autora de ‘Úrsula”, considerada a primeira obra abolicionista de autoria de uma escritora brasileira.

Palácio Cristo Rei
Tombado pelo Iphan, o Palácio Cristo Rei é um sobrado de três pavimentos construído em 1838 pelo arquiteto Manoel José Pulgão. Teve como primeiros donos o comendador José Joaquim Teixeira Vieira Belfort e sua esposa. Foi sede de diversas instituições de ensino ao longo dos anos. Comprado pela Universidade Federal do Maranhão na década de 1970, passou a abrigar a sede da reitoria. Em outubro de 1991, o prédio quase foi destruído por um incêndio, tendo sido restaurado, e passando a receber um memorial para resgatar e preservar a história, as relíquias e os tesouros patrimoniais e arquitetônicos da UFMA e de São Luís. Em 2021, passa a sediar a Academia Ludovicense de Letras.

Além da Academia Ludovicense de Letras, o prédio abriga diversas funções da UFMA, Funcionam Biblioteca, Memorial dos Reitores, museu, sala de exposição das obras de Gonçalves Dias (a fase de construção em parceria com o Governo do Estado) e a sala dos Colegiados e gabinete oficial da Reitoria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.