Saúde

Cerca de 80% da população já teve dor na coluna, diz OMS

A dor lombar é a segunda maior causa de ida dos pacientes aos consultórios médicos; só perde para a dor de cabeça; é r preciso estar atento a sinais de alerta, como dor crônica e alterações de força e sensibilidade na perna

Simone Lemos/ Jornal da USP

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
A má postura pode prejudicar a coluna vertebral, criando uma sobrecarga desnecessária
A má postura pode prejudicar a coluna vertebral, criando uma sobrecarga desnecessária (dor na coluna)

SÃO PAULO- Levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde mostra que somente a dor de cabeça supera a dor lombar. Uma postura correta é essencial para a saúde das pessoas. Sentar de qualquer jeito para trabalhar, assistir à televisão, dirigir e até mesmo dormir na posição incorreta pode causar dores ou lesões na coluna.

Segundo o médico ortopedista Alexandre Fogaça Cristante, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, “uma má postura pode influenciar negativamente a coluna. No início, a sobrecarga pode causar dores musculares, levando a um desgaste prematuro, causando hérnias de disco, artroses, discopatia e outros problemas”.

A prática de atividades físicas é indicada para evitar ou minimizar as dores. Entre as práticas indicadas estão: natação, hidroginástica, musculação ou pilates. A manutenção de um peso adequado também contribui para uma vida mais saudável. Estar atento a uma posição correta durante as atividades do dia a dia contribui para evitar dores ou lesões.

Há situações que precisam de um acompanhamento médico. Fogaça cita que é preciso estar atento aos sinais de alerta. “Quem já tem problema de coluna deve prestar atenção a dores intensas, dor crônica com alterações de força e sensibilidade na perna, associada a perda de peso ou febre, ou dor após um trauma.”

  • Estabeleça micro-pausas de 3 minutos a cada 40 minutos sentado. Isso quer dizer 3 minutos em pé, melhor seria se deslocando;
  • Durante a posição sentada erga o tronco e o incline levemente para trás refazendo a curva lombar. Faça isso a cada 10 minutos sentado enquanto trabalha;
  • Estima-se que o reforço muscular recupera cerca de 90% das lombalgias. Incluir nos hábitos uma rotina de treinamento faz com as crises sejam mais espaçadas e, com o tempo, até mesmo desapareçam
  • Os cientistas não consideram a lombalgia uma doença, mas um sintoma proveniente de um estilo de vida com má postura e até mesmo de fontes psicológicas – como estresse e depressão. Quando os casos não são congênitos, degenerativos, inflamatórios, infecciosos ou tumorais, são chamados de lombalgia inespecífica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.