Normas

Lojas reforçam protocolos sanitários contra a Covid-19 em São Luís

Medidas, como higienização de roupas e alternância de provadores, estão entre os protocolos sanitários adotados por esses estabelecimentos comerciais em São Luís

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Medidas para coibir a contaminação pela Covid-19 no comércio atendem a protocolos sanitários rigorosos
Medidas para coibir a contaminação pela Covid-19 no comércio atendem a protocolos sanitários rigorosos

São Luís - Tapetes com ação desinfetante, instalação de dispersores de álcool em gel, fornecimento de máscaras para colaboradores e lojistas e medidores de temperatura infravermelho estão entre as providências tomadas por proprietários e gerentes de lojas de São Luís durante a pandemia. As medidas estão sendo enfatizadas com a possibilidade de uma nova onda de transmissão, já que os casos da doença estão aumentando.

A ideia é evitar a transmissão do novo coronavírus, já que esses ambientes são fechados. De acordo com Raíra Albuquerque, gerente de uma loja, em um shopping, no Turu, os provadores de roupas são usados de forma alternada, ou seja, alguns são isolados para favorecer o distanciamento dos clientes. Ela explicou que todos os funcionários usam máscaras e os clientes também precisam estar usando para terem acesso ao ambiente.

“Além disso, é importante usar o ‘steamer’, um aparelho que usa vapor d’água em uma temperatura constante e com o qual higienizamos as roupas já provadas”, explicou Raíra Albuquerque.

Peças
A gerente explicou, ainda, que é preciso esperar 24 horas para que uma peça de roupa fique disponível para a prova seguinte. “É de extrema importância, também, que todos os provadores sejam higienizados regularmente. Nós disponibilizamos, ainda, álcool em gel nas entradas e nos caixas”, disse Raíra Albuquerque, acrescentando que o estabelecimento também recomenda que idosos, mulheres grávidas, crianças e pessoas com doenças crônicas evitem a ida até a loja.

A gerente de outra loja, Joane Mendes, explicou que os provadores tinham tapetes, mas estes foram retirados. “Quando o cliente termina de experimentar uma peça, nós higienizamos todo o ambiente com álcool 70% e vaporiza as peças, deixando por 24 horas no estoque e somente depois desse período são repostas. Recebemos a visita da Vigilância Sanitária logo quando as lojas reabriram e eles nos passaram essas orientações e seguimos à risca”, informou.

Segundo o superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), Max de Medeiros, sobre os provadores de roupas, que diz respeito ao comércio, existe um protocolo específico, aprovado pela Secretaria de Saúde e Casa Civil. “Sobre a higienização e separação das peças, o que garante a segurança sanitária necessária para a manutenção do funcionamento das lojas”, informou.

FIQUE ATENTO

[e-s001]Orelhões

Telefones públicos, os chamados “orelhões”, também são risco para transmissão do novo coronavírus, já que nem todos que os utilizam se preocupam em higienizar com álcool antes de usar. Embora esses aparelhos tenham sido desativados em diversos pontos da cidade, ainda é possível encontrar alguns em funcionamento. Se for usar, não esqueça de higienizar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.