Economia

Alumar bate recorde de produção de alumina desde sua implantação

Além das 3,8 milhões de toneladas de alumina produzidas na Refinaria, o Consórcio também comemora o recorde de 15,3 milhões de toneladas de carga movimentadas pelo Porto Alumar no ano passado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Com início de sua implantação em 1980 e inaugurado em 1984, o Consórcio de Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina
Com início de sua implantação em 1980 e inaugurado em 1984, o Consórcio de Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina (Refinaria Alumar)

SÃO LUÍS - O Consórcio de Alumínio do Maranhão bateu recorde e encerrou 2020 com a produção de 3,857 milhões de toneladas de alumina, representando um aumento de 4,6%, em comparação ao ano anterior, equivalente a 10.514 toneladas/dia de produção. O Porto Alumar, também, atingiu recorde histórico elevando para 15,3 milhões de toneladas de carga movimentadas.

O gerente da Refinaria, Giuliano Siqueira, atribui os resultados ao empenho dos funcionários e colaboradores do Consórcio que não se deixaram abater frente aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19. “Tivemos que nos reinventar diante de tantas adversidades e fomos além, demonstrando uma incrível capacidade de resistência, recuperação e de reagirmos positivamente. Estamos muito orgulhosos desta conquista”, comemora.

Em matéria de segurança do trabalho a Alumar também obteve excelente performance em comparação a 2019. Para o diretor, Helder Teixeira, “somente é possível alcançar recordes se o aumento de produtividade estiver acompanhado de resultados consistentes em segurança. Temos uma série de procedimentos para assegurar um ambiente seguro, em consonância com nossos valores: Trabalhar com Excelência, Agir com Integridade e Cuidar das Pessoas. Somente desta forma podemos ter um crescimento sustentável” afirmou.

O Consórcio de Alumínio do Maranhão é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Com início de sua implantação em 1980 e inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão.

O investimento total na planta, desde a inauguração, ultrapassa os US$ 5.4 bilhões propiciando, sobretudo aos maranhenses, capacitação profissional, emprego e oportunidades de negócios.

A Alumar tem hoje em seu efetivo cerca de 90% de mão de obra maranhense e tem trabalhado com empresas prestadoras de serviços para garantir que grande parte dos colaboradores que atuam nas áreas da fábrica sejam moradores das comunidades vizinhas à planta. Esse número expressivo confirma o compromisso e apoio ao desenvolvimento local.

Parque Ambiental

Em harmonia com o complexo industrial, está o Parque Ambiental que completou 24 anos, no dia 30 de julho. Em uma área de 1.800 ha que abriga mais de 200 espécies da flora e uma enorme variedade da fauna local esse projeto pioneiro no estado é a maior reserva de preservação da biodiversidade da ilha. Desde que foi inaugurado, o Parque Ambiental recebeu mais de 160 mil visitantes entre estudantes, professores, familiares e comunidades vizinhas, tornando-se um centro de referência em educação ambiental, preservação e pesquisa.

Números

3,857

Milhões de toneladas de alumina foram produzidas pelo Consórcio Alumar no ano de 2020

15,3

Milhões de toneladas de carga foram movimentadas ano passado no Porto da Alumar

90%

Do efetivo de trabalhadores do Consórcio Alumar é formado por mão de obra maranhense

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.