Covid-19

Dino e Braide afirmam que estão prontos para iniciar a imunização

Campanha de vacinação deve começar ainda neste mês; plano estadual será lançado hoje pelo governador em exercício, Carlos Brandão

Ismael Araújo/O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
No Maranhão, segundo a SES, esquema para vacinação já está organizado
No Maranhão, segundo a SES, esquema para vacinação já está organizado (Vacinação contra a Covid)

São Luís - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), garantem que estão prontos para iniciar ainda neste mês a campanha de vacinação contra a Covid-19. Dados do boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES) revelam que até o último dia 9 havia 201.915 casos confirmados do novo coronavírus em todo o estado e 4.555 óbitos. Somente na capital maranhense, um total de 1.307 mortes.

Flávio Dino, mesmo de férias, postou nas redes sociais durante este fim de semana que o governo está pronto para iniciar a imunização contra o novo coronavírus em todo o estado como ainda dispõe até de aviões, helicópteros e transporte rodoviário para fazer a distribuição do medicamento.

O Plano Estadual de Vacinação será lançado nesta segunda-feira, 11, pleo governador em exercício, Carlos Brandão, com esquema de vacinação contra a Covid-19 em todos os municípios do estado.

O governo estadual, por meio da SES, já está assegurando a aquisição dos insumos e definindo a logística para a realização da imunização da população contra essa doença. O estado já possui 4 milhões de agulhas e seringas em estoque para a realização da primeira fase da vacinação e está em processo para adquirir mais seis milhões de unidades desse material.

0O secretário de estado da Saúde, Carlos Lula, declarou que o planejamento e a definição das estratégias refletem a preocupação da gestão estadual em garantir o acesso dos maranhenses à vacinação. “A vacina vem sendo um anseio de todos nós”, frisou o secretário de Saúde.

Ainda segundo Carlo Lula, além da aquisição de insumos, a distribuição dos imunobiológicos também já foi planejada. Após o recebimento das doses, será seguida uma programação de distribuição às Redes de Frio Regionais por meio de transporte aéreo. A partir desta distribuição, todos os municípios receberão as vacinas por meio do transporte terrestre com vans refrigeradas, já disponíveis em cada uma das regionais de saúde.

Esquema municipal

Eduardo Braide também a firmou que a Prefeitura da capital maranhense já montou o esquema da campanha de imunização contra a Covid-19 para atender a população e conta com diversos parceiros como shopping centers e repartições públicas. Estes locais serão transformados em pontos de vacinação, além da estrutura de postos de saúde e hospitais da rede municipal.

O secretário municipal da saúde, Joel Nunes Júnior, disse que mais de 60 mil pessoas em São Luís serão imunizadas na primeira fase da vacinação, que contempla pessoas com mais de 75 anos, profissionais de saúde e pessoas institucionalizadas (moradores de abrigos e asilos), seguindo as regras do Ministério da Saúde.

Ele também informou que, após reunião a Promotoria de Saúde, a secretaria deve apresentar o plano final de vacinação a toda a população. “Na próxima semana também vamos ter uma reunião, o prefeito Eduardo Braide e eu, diretamente com o ministro da Saúde, tendo como foco a vinda da vacina diretamente para São Luís”, frisou Joel Nunes Júnior.

O secretário ainda afirmou que as vacinas mais próximas a serem liberadas para a capital maranhense são a CoronaVac, do Instituto Butantan/ e a AstraZeneca, da Fiocruz. “Temos a CoronaVac que está mais próxima de nós, que é do Instituto Butantã. Nós temos a de Oxford, AstraZeneca, que é através da Fiocruz; e temos mais distante a Pfizer, que está sendo feita nos Estados Unidos e na Europa há mais tempo”, concluiu o secretário municipal de Saúde.

Saiba mais

O Ministério da Saúde ainda neste fim de semana sinalizou para o início da vacinação em janeiro, e para isto negocia a importação de vacinas da Índia e firmou contrato com o Instituto Butantan para aquisição de todo estoque da Coronavac. A distribuição será simultânea entre os estados, a custo zero, mas não haverá obrigatoriedade para as pessoas se vacinarem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.