Cidades | Apagão em São Luís

Apagão foi causado por desprendimento de cabos em obra da Eletronorte

Segundo a Eletronorte, um desprendimento de cabos durante manobra em uma obra de construção da empresa, gerou o apagão; previsão é que energia se reestabeleça até início da tarde de hoje
Bárbara Lauria/ O Estado08/01/2021 às 10h42
Apagão foi causado por desprendimento de cabos em obra da EletronorteTrabalhadores ficam nas calçadas enquanto esperam energia voltar (Paulo Soares / O Estado)

São Luís – A empresa Transmissão Maranhão I, que transmite energia elétrica para a cidade de São Luís, informou que a queda de energia da Grande Ilha ocorreu devido a queda do cabo isolante durante os serviços realizados pela Transmissão Maranhão I para possibilitar a travessia da nova linha de transmissão de 500 kV entre as subestações São Luís II para a São Luís IV, novo empreendimento da Transmissão Maranhão I.

De acordo com a Transmissão Maranhão I, a queda ocorreu durante manobra na execução da obra de construção de um empreendimento de transmissão de energia para servir e reforçar o sistema elétrico do estado de Maranhão, e ocasionou na troca de outras quatro linhas do cruzamento.

Segundo nota, a equipe de linha da Eletronorte já está em campo isolando as linhas da Eletronorte e aguardando a retirada do cabo pela Transmissão Maranhão I para retornar com as linhas de transmissão de sua propriedade, o que deve acontecer ainda pela manhã.

A Secretaria de Industria, Comércio e Energia do Maranhão, disse que a previsão da Equatorial e da Eletronorte para total reestabelecimento de energia elétrica na grande ilha é para o início da tarde hoje (08).

Nota Transmissão Maranhão I:

“A empresa Transmissão Maranhão I informa que, durante manobra na execução da obra de construção de um empreendimento de transmissão de energia para servir e reforçar o sistema elétrico do estado de Maranhão, numa travessia de cabos, houve desprendimento de um deles, tocando outras quatro linhas deste cruzamento. Como resultado, o dispositivo de proteção atuou conforme projetado, desligando as linhas e afetando temporariamente o fornecimento de energia à cidade de São Luís.
A Companhia e a Eletronorte trabalham com equipes reforçadas para restabelecer o fornecimento regular de energia nas próximas horas.”

Assessoria Transmissão Maranhão I

Nota da Eletronorte:

“A Eletronorte informa que por volta das 08h25, ocorreu o desligamento total das subestações São Luís I e São Luís III, causado pela queda do cabo isolante durante os serviços realizados pela Transmissão Maranhão I para possibilitar a travessia da nova linha de transmissão de 500 kV entre as subestações São Luís II para a São Luís IV, novo empreendimento da Transmissão Maranhão I. A equipe de linha da Eletronorte já está em campo isolando as linhas da Eletronorte e aguardando a retirada do cabo pela Transmissão Maranhão I para retornar com as linhas de transmissão de sua propriedade, o que deve acontecer ainda pela manhã.”

Assessoria Eletronorte

*Em atualização

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte