Vacina

Presidente suspende compra de seringas até preço voltar a normalidade

Até o momento o Ministério da Saúde só conseguiu comprar cerca de 2,4% do total de unidades que a pasta desejava adquirir

Com informações do UOL Notícias e O Globo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Presidente suspende compra de seringas até preço voltar a normalidade
Presidente suspende compra de seringas até preço voltar a normalidade (Bolsonaro)

Brasília - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quarta-feira, 06, que o Ministério da Saúde suspendeu a compra de seringas “até que os preços voltem à normalidade”. Bolsonaro também disse que estados e municípios têm estoques de seringas suficientes para o início da vacinação contra a Covid-19.

Na última semana, o ministério fracassou na primeira tentativa de comprar seringas e agulhas para a imunização. Das 331 milhões de unidades que a pasta tem a intenção de comprar, só conseguiu oferta para adquirir 7,9 milhões no pregão eletrônico. O número corresponde a cerca de 2,4% do total de unidades que a pasta desejava adquirir.

As empresas reclamaram que os preços pagos pelo governo estavam abaixo dos praticados no mercado.

“Como houve interesse do Ministério da Saúde em adquirir seringas para seu estoque regulador, os preços dispararam e o MS suspendeu a compra até que os preços voltem à normalidade. Estados e municípios têm estoques de seringas para o início das vacinações, já que a quantidade de vacinas num primeiro momento não é grande”, escreveu o presidente em suas redes sociais.

Após o fracasso na primeira tentativa de compra, o governo federal restringiu a exportação de seringas e agulhas. A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia passou a exigir, desde 1º de janeiro, uma licença especial para autorizar a exportação de agulhas e seringas, o que deixará o processo de liberação das mercadorias mais lento que o normal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.