Balneabilidade

Laudo de balneabilidade previsto para este período não foi divulgado

Quem for às praias da Região Metropolitana de São Luís neste fim de semana terá de ficar atento às placas indicativas de poluição, segundo laudo datado de 23 de dezembro de 2020

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Banhistas foram à Praia do Araçagy, que tem laudo de balneabilidade desatualizado, no primeiro dia de 2021
Banhistas foram à Praia do Araçagy, que tem laudo de balneabilidade desatualizado, no primeiro dia de 2021 (PRAIAS LAUDO BALNEABILIDADE )

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais não divulgou o laudo de balneabilidade das praias da região metropolitana de São Luís na última semana do ano. Por essa razão, quem se dirigiu à orla marítima no intuito de dar o primeiro mergulho em 2021 teve de se orientar pelo mais recente documento fornecido, que data de 23 de dezembro do ano passado, com as conclusões do Laboratório de Análises Ambientais.
Quem for às praias neste sábado e domingo, terá que se guiar, também, pelo mesmo laudo.
Conforme o documento, na Praia da Ponta d’Areia, apenas dois pontos estão liberados para o banho de mar, sendo um deles ao lado do espigão costeiro e o outro em frente à rampa de acesso à praia, do lado direito do Praia Mar hotel.

Pontos na Praia de São Marcos

Na Praia de São Marcos, os banhistas não poderão mergulhar nos perímetros em frente à Praça do Pescador, próximo à Barraca do Chef; em frente ao Posto Guarda-Vidas (Bombeiros); em frente ao prédio verde com o Heliporto e em frente à Banca de Jornal da Praça de Alimentação da Avenida Litorânea.

No Calhau, o único trecho apropriado para banho, atualmente, é em frente à descida da Avenida Copacabana e Pousada Suíça. Na Praia do Olho d’Água, por sua vez, há três trechos não permitidos: em frente à descida da Rua São Geraldo, à direita da elevatória Iemanjá II e em frente à casa com pirâmides no teto (antes da falésia).

Nas praias do Meio, Araçagi, Olho de Porco (Paço do Lumiar), Olho de Porco (Raposa) e Mangue Seco (Raposa), há, no máximo, dois trechos permitidos para banho. Na Praia do Meio, por exemplo, os trechos próprios são próximo ao Kacthus Bar e Restaurante e do lado esquerdo da Avenida Ponta Grossa, que dá acesso à praia, próximo ao Bar e Restaurante Capiau 2.
Os banhistas podem entrar na água ainda nos trechos em frente à rampa principal de acesso à praia, m frente ao Bar da Atalaia e do lado direito do Rio Urucutiua, em frente ao Bar e Restaurante Rainha.

Checagem on-line

A tecnologia pode auxiliar os frequentadores da orla de São Luís a saber quais pontos estão próprios para banho e quais devem ser evitados. É que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semma) lançou o Mapa Interativo de Balneabilidade. A ferramenta permite acessar as condições de balneabilidade das praias do litoral norte da Ilha de São Luís. O mapa está armazenado no site da secretaria, na parte de serviços.

Com a nova ferramenta, também é possível encontrar as perguntas mais frequentes e link para os boletins de balneabilidade da Região Metropolitana de São Luís, que são semanalmente atualizados pela Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, com o novo mapa interativo é possível selecionar os marcadores para obter mais informações sobre o ponto desejado, como local de referência e período amostral.

A análise de balneabilidade avalia a qualidade dos corpos d’água para a recreação de contato primário. A Sema, através do seu Laboratório de Análises Ambientais (LAA), é responsável pelos estudos técnicos e fiscalização da balneabilidade das praias da Ilha de São Luís. O monitoramento obedece aos padrões estabelecidos na Resolução nº 274/2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.