Benefício

Governo federal amplia o prazo para saques do Bolsa Família

Beneficiários passam a ter 270 dias - e não mais 90 - para sacar os recursos; a prorrogação será contada da data da disponibilidade da parcela dos benefícios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
O beneficiário do Bolsa Família terá agora 270 para efetuar o saque dos recurso depositado
O beneficiário do Bolsa Família terá agora 270 para efetuar o saque dos recurso depositado (Bolsa Família)

BRASÍLIA - O governo federal ampliou de 90 dias para 270 dias o prazo para beneficiários do Bolsa Família sacarem os recursos já depositados do programa social e do auxílio emergencial residual. A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada quarta-feira,30 de dezembro, no Diário Oficial da União.

De acordo com o texto, a legislação prevê que o prazo de saque do programa pode ser ampliado em municípios com declaração de situação de emergência, como é o caso da pandemia de Covid-19. Além disso, a medida visa evitar aglomerações nos locais de pagamentos, como forma de prevenção, controle e contenção de riscos de disseminação do novo coronavírus.

A prorrogação será contada da data da disponibilidade da parcela dos benefícios. Ela incidirá ainda em todas as parcelas do Bolsa Família disponibilizadas para pagamento durante a vigência da situação de emergência em razão da Covid-19 e que ainda estejam válidas, segundo o calendário de pagamentos e operacional do programa.

O Bolsa Família voltou a ser destaque tanto nos veículos de comunicação quanto para os cidadãos. Isso ocorre devido ao fim dos pagamentos do Auxilio Emergencial. Na verdade, muitos brasileiros começaram a depender do benefício no período de pandemia.

O fim do auxílio emergencial na quinta-feira,31 de dezembro, deixará muitos brasileiros sem recursos manter seus gastos diários. Sem saber para onde irão recorrer para conseguirem uma ajuda. E é neste ponto que o Bolsa Família volta a ser o centro das atenções, principalmente após declarações do governo que pretende ampliar o Bolsa Família além de liberar um valor maior do que o atual pago pelo programa social.

Novo valor

Existe uma intenção do governo em elevar o valor pago ao Bolsa Família para R$ 200 após o término do pagamento das parcelas do auxílio emergencial. O governo quer também incluir pelo menos mais 300 mil famílias no programa de transferência de renda.
Entretanto, o governo terá que controlar seus gastos, realizando cortes no Orçamento para que possa colocar em prática a mudanças no programa Bolsa Família. Já ocorreu um aumento de 18% se compararmos ao ano de 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.