Benefícios

Novo Mercado do São Francisco entregue pela Prefeitura de São Luís

Equipamento é o sexto de 10 que serão entregues até o fim deste ano; ele foi reconstruído e está mais seguro e confortável a todos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

[e-s001]São Luís - “Este mercado é um presente para os feirantes e consumidores”. O depoimento é de Sílvia Maria Fernandes, que conhece o Mercado do São Francisco há mais de 30 anos já que acompanhava o pai que era dono de uma banca que atualmente é cuidada por ela e sua irmã. Neste sábado (12) as duas viram um sonho antigo ser realizado. O novo Mercado do São Francisco foi entregue à comunidade pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, que em sua gestão executa o maior volume de intervenções para a reestruturação da rede de mercados públicos de São Luís. Este é o sexto equipamento do tipo entregue por meio do programa São Luís em Obras, de um total de dez. Com a reconstrução do mercado, o que antes era um espaço cheio de problemas estruturais e sem condições de trabalho e consumo agora é um local moderno que oferece mais dignidade aos feirantes e produtos mais saudáveis à população.

Durante a reinauguração do novo Mercado do São Francisco, o prefeito Edivaldo destacou que com a entrega dos novos equipamentos, os feirantes conseguem vender melhor e os consumidores têm mais comodidade em um espaço com toda infraestrutura. “Este é mais um mercado que a nossa gestão demoliu e reconstruiu do zero. A nova estrutura está mais moderna, segura e conta com todo o conforto e higiene para os feirantes e consumidores do bairro. Com isso, damos continuidade à maior intervenção já realizada nos mercados públicos de São Luís. O do São Francisco é o sexto que entregamos, apenas na segunda gestão. Outros quatro estão sendo finalizados para entrega até o fim deste ano. Esta é mais uma ação importante do programa São Luís em Obras, pois garante à população comprar produtos de qualidade perto de casa, em seu próprio bairro, aquecendo a economia local. Por isso, onde já entregamos mercados temos visto a alegria dos moradores e dos feirantes”, afirmou o prefeito.

O prefeito esteve acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; do vice-prefeito, Julio Pinheiro; dos secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo; de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Émerson Macêdo; de Governo, Pablo Rebouças; da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande; de Habitação e Urbanismo Mádison Leonardo Andrade; do presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho; além dos feirantes.

O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, disse que a entrega do novo Mercado do São Francisco é a reafirmação do compromisso da gestão em trabalhar para melhorar São Luís. “O Mercado do São Francisco é um dos maiores e mais antigos da cidade. Entregar esta obra é algo muito representativo e reforça o compromisso assumido por esta gestão para garantir o desenvolvimento da nossa cidade. Requalificar os mercados é parte fundamental deste trabalho”, disse.

[e-s001]O mercado
O Mercado do São Francisco é responsável por abastecer os bairros São Francisco, Ilhinha e comunidades do entorno. O local estava em estado precário. A madeira da cobertura estava gasta e havia falhas entre muitas telhas. Muitos dos boxes e bancas estavam sem condições de uso e o entorno era desorganizado. O lixo não era acondicionado da forma correta, entre outros problemas.

Com a reconstrução do mercado toda a área foi melhor aproveitada, boxes e bancadas melhor distribuídos e passaram a ter toda a estrutura necessária para o comércio de gêneros alimentícios. “O novo Mercado do São Francisco conta com uma estrutura que vai garantir segurança e melhores condições de trabalho para os feirantes. É um ambiente espaçoso, confortável, com condições de higiene. É mais uma obra importante da gestão do prefeito Edivaldo que tem importância social e econômica para o bairro”, afirmou o titular da Semosp, Antonio Araújo.

Os serviços executados incluíram ainda novo telhado, piso, revestimento, pintura de toda parte interna e externa, novos banheiros - incluindo banheiro para uso exclusivo para pessoa com deficiência. Também foram implantadas novas redes hidráulica, elétrica e sanitária, foi feita a instalação de equipamentos de segurança contra incêndio, inclusão de elementos para o manuseio e armazenagem adequados de alimentos, bem como o armazenamento de água, novas lixeiras para o descarte correto de resíduos sólidos, além de acessibilidade para pessoas com deficiência.

O novo Mercado do São Francisco vai beneficiar 221 feirantes distribuídos em 100 boxes e 98 bancas padronizadas e com todas as condições de exposição e higienização dos produtos. “Este mercado é mais um marco da nova política de abastecimento implantada pela gestão do prefeito Edivaldo em São Luís. Estes novos mercados trazem a comunidade de volta, melhorando as vendas, aumentando a socialização, entre muitos outros benefícios. É mais uma entrega histórica de um mercado de alto padrão”, disse Émerson Macêdo, titular da Semapa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.