Dicas

Aproveite as festas de fim de ano sem descuidar da alimentação

Especialista dá dicas para aproveitar as festividades sem prejudicar os resultados adquiridos o ano todo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
As delícias natalinas podem ser tentadoras
As delícias natalinas podem ser tentadoras (CEIA)

SÃO PAULO- A temporada de Natal e Réveillon é o momento para estar em família, amigos e se deliciar com os pratos tradicionais da época. Mas como apreciar tudo isso com equilíbrio? A criadora do 5S Estilo de Vida Saudável, Edivana Poltronieri, explica que sentir culpa ao comer pode levar a frustrações desnecessárias. De acordo com a especialista em emagrecimento, comer gorduras e carboidratos somente nessa época não é o suficiente para prejudicar completamente um estilo de vida saudável. Mas, para que as refeições durante as celebrações não pesem na consciência, a expert dá dicas práticas. Confira!

No dia de confraternização, não pule as refeições
Pular refeições com a ilusão de ‘jacar’ menos é uma atitude errada. De acordo com Edivana, ficar períodos prolongados sem se alimentar pode desregular o metabolismo e duplicar a fome, ou seja, estômago vazio pedirá por mais comida, impulsionando o exagero. “O ideal é ingerir frutas, cereais e lanches leves no decorrer do dia para evitar o impulso na hora de celebrar”, indica Poltronieri.

Aproveite o momento e o que você come

Em dezembro é comum encontrar uma série de sugestões sobre como não cair em tentação nas refeições de fim de ano. Edivana explica que isso é prático no dia a dia, mas quando se trata de ocasiões pontuais e especiais, ao invés de ajudar, pode despertar o sentimento de culpa. “Fim de ano é repleto de tradições e boas lembranças. Então, se permita saborear os pratos favoritos, degustando cada momento. Isso é chamado de alimentação consciente, que é desfrutar plenamente as refeições sem arrependimento ou vergonha”, explica.

Comida é mais do que apenas nutrição

“É também sobre compartilhar experiências” afirma a especialista. Comer por diversão e prazer, especialmente nessas ocasiões especiais, é uma prática saudável. “O segredo está em ter uma alimentação saudável ao longo do ano e saber voltar à rotina depois do período festivo”, explica a criadora do 5S.

A expert diz que a alimentação no dia a dia é o importante. “Se preoucupe menos com o que você ingere nesta época do ano, mas sim com a alimentação durante o ano. Quem possui uma alimentacao equilibrada, não vai colocar todo o esforço a perder em alguns dias de festa”, completa.

Exagerou? Siga em frente! 

Desistir do estilo de vida saudável após um deslize na alimentação? Nem pensar! “Daí, o que era para ser um deslize, passa a ser uma série de exageros sequenciais. E esse caminho torna a volta mais complicada. Exagerou hoje? Sem problemas, basta recomeçar na refeição seguinte”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.