Cuidados

Clareamento dental caseiro pode trazer problemas irreversíveis aos dentes

A promessa de um sorriso bonito sem gastar muito pode esconder consequências graves

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Receitas caseiras podem trazer danos no esmalte dentários e até queimaduras na gengiva
Receitas caseiras podem trazer danos no esmalte dentários e até queimaduras na gengiva (sorriso)

SÃO PAULO- Dentes brancos são uma unanimidade quando o assunto é estética bucal. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), a procura pelos clareamentos aumenta cerca de 30% ao ano. Porém, além dos procedimentos em consultório, o que não falta na internet são receitas sobre como atingir um sorriso impecável sem gastar muito. O que poucas pessoas levam em consideração é a segurança desses procedimentos sem a supervisão de um dentista.

Segundo a odontologista Patrícia Bertges, o processo de clareamento, quando feito de forma irregular, pode causar danos mais graves que apenas dor e sensibilidade. Danos permanentes no esmalte dentário, queimaduras gengivais e lesões inflamatórias são alguns exemplos, e em muitos casos, eles são permanentes.

“Esses produtos devem ser utilizados segundo as necessidades pontuais de cada paciente, devido ao alto grau de agressividade que tem sobre as coroas. Apenas um dentista consegue a avaliar esses aspectos e por isso os riscos do clareamento caseiro são tão altos. E mesmo as soluções encontradas em farmácias devem ter um sinal de alerta do consumidor, já que no Brasil, os clareadores dentais não têm venda restrita”, alerta Patrícia Bertges.

Receitas utilizando bicarbonato de sódio, carvão abrasivo e limão, por exemplo, podem remover permanentemente o esmalte do dente, o deixando exposto. “Essa proteção mineral não é recuperada e com o tempo, a dentina, que é a parte amarela do dente vai sendo mais exposta, não deixando a possibilidade de voltar à cor original de forma natural, sendo preciso recorrer a tratamentos como lentes e facetas de porcelana”, aponta.

Segundo Patrícia Bertges, o recomendado é avaliar junto ao profissional a melhor alternativa para o clareamento dentário. “Com o avanço da tecnologia, existem formas variadas e em diferentes escalas de preço para tingir o resultado de forma segura e com um bom custo-benefício”, garante a odontologista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.