Estética

É cada vez maior a procura por procedimentos de harmonização orofacial

Dentista Ana Carolina Santos diz que a procura também tem crescido no Maranhão e que essa adesão ao procedimento se deve às campanhas de autovalorização e autocuidado, impulsionadas pela busca de hábitos de vida mais saudáveis

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Ana Carolina Santos durante procedimento de harmonização orofacial
Ana Carolina Santos durante procedimento de harmonização orofacial (Dentista Ana Carolina Santos )

São Luís - Conjunto de procedimentos estéticos combinados para melhorar a harmonia do rosto, a harmonização orofacial atrai cada vez mais adeptos no Brasil, inclusive no Maranhão. Por se tratar de uma técnica minimamente invasiva, com resultados geralmente imediatos e um pós-operatório tranquilo se comparado às cirurgias plásticas, muita gente tem procurado os cirurgiões-dentistas especializados nessa área, que são os mais indicados

Ferramentas de busca como o Google registraram, este ano, um aumento de 540% na pesquisa sobre o assunto, e mostra como o interesse na beleza e procedimentos estéticos se mantém em alta no país. Além disso, a procura pela harmonização facial vem sendo maior do que outros procedimentos estéticos. Temas como botox e ritidoplastia, por exemplo, também tiveram um considerável aumento no que diz respeito à pesquisa.

“Acredito que o aumento da procura pelos procedimentos estéticos como um todo deve-se a campanhas de autovalorização e autocuidado, impulsionadas pela procura de hábitos de vida cada vez mais saudáveis, o que traz aos nossos consultórios pacientes cada vez mais preocupados com um envelhecimento saudável, que é reflexo da sua qualidade de vida”, diz a dentista especialista em Harmonização Orofacial e Reabilitação Oral Ana Carolina Santos.

Ana Carolina Santos trabalha há mais de dez anos nessa área da estética e com harmonização orofacial desde que a especialidade foi integrada à Odontologia, atualmente atendendo seus pacientes na Clínica Odontológica Renascença, instalada na Rua das Jaqueiras, no Jardim Renascença.

Conhecimento - Ela, que também é professora em cursos de harmonização facial, explica que a Odontologia como um todo é uma profissão onde o conhecimento anatômico de toda a face é exaustivamente estudado, o que oferece ao cirurgião-dentista que a exerce amplo conhecimento e domínio anatômico das estruturas da face, garantindo segurança tanto nos procedimentos com ou sem necessidade anestésica.

“Atualmente, a harmonização orofacial está em evidência e existe habilitação legal para várias áreas da saúde. Quando o paciente procura um profissional habilitado e com experiência, os riscos são controlados por uma boa anamnese e um bom planejamento prévio do caso. Acredito que o conhecimento anatômico minucioso da face é um grande diferencial a favor do dentista”, frisa.

A harmonização orofacial é um conjunto de procedimentos estéticos combinados para melhorar a harmonia do rosto, transformando os traços e tratando o envelhecimento facial, caracterizado pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gordura. Qualquer pessoa pode fazer os procedimentos, desde que sejam maiores de 18 anos e não tenham nenhuma comorbidade que limite determinado procedimento.

“A harmonização orofacial é uma especialidade pela qual sou apaixonada e me sinto realizada, por cuidar das pessoas e devolvê-las a alegria de se sentirem bem e seguras consigo mesmas”, afirma a dentista, que já realizou mais de 300 procedimentos dentro dessa área.

Por se tratar de um procedimento não invasivo, diferente de outras intervenções estéticas, a procura pela harmonização facial acontece também entre os mais famosos. Exemplos como Xuxa, o ginasta Diego Hipólito e o DJ Alok são apenas algumas celebridades que já realizaram o procedimento. Porém, apesar do aumento na procura em 2020, a técnica já é realizada há muito tempo. São mais de 40 anos sendo realizada em todo mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.