Espetáculo

Sarau Histórico encanta população e turistas no novo Largo do Carmo

Evento, realizado na noite de quinta-feira, 19, teve como tema histórias sobre as principais lendas de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Sarau Histórico)

São Luís - A noite de quinta-feira (19) foi marcada por um passeio pelas lendas e história de São Luís e o ponto de partida desta aventura foi o Largo do Carmo onde aconteceu mais uma edição do Sarau Histórico promovido pela Prefeitura. Ana Jansen, o Touro Encantado e a Serpente de São Luís foram alguns dos personagens que passaram pelo local durante a apresentação da peça 'Lendas e Histórias de São Luís'. Dezenas de pessoas prestigiaram a encenação, cumprindo a todos os protocolos de segurança que requer o momento sanitário. O projeto integra o programa Reviva Centro, executado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, que esteve presente no local prestigiando o evento. Este foi o primeiro evento cultural que aconteceu no Largo do Carmo após ser entregue à população pelo prefeito na última semana totalmente reformado.

O prefeito Edivaldo destaca que um dos objetivos do Sarau Histórico é resgatar a cultura e promover a cidade para a população e os turistas. "Estamos executando um amplo programa de recuperação do Centro Histórico de São Luís. Além da infraestrutura, estamos resgatando o valor cultural destes espaços com atividades artísticas para trazer de volta as famílias para o Centro e incentivar o turismo. Temos o Sarau Histórico, o Passeio Serenata, o Arte na Praça a Feirinha São Luís e outros eventos que unem música, teatro, poesia e encantam quem participa deles. Assim garantimos a reocupação do Centro de forma qualificada", disse o prefeito, que estava acompanhado do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Mauricio Itapary e da secretária de Turismo, Socorro Araújo.

Para a secretária Municipal de Turismo a realização de espetáculos como o Sarau Histórico reforça o título de Patrimônio que São Luís tem. "Antes de ser Patrimônio Mundial São Luís é patrimônio das pessoas que vivem na cidade. O Sarau Histórico assim como outras iniciativas da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior reforçam o desejo de conhecer a cidade e de cuidar de toda esta beleza que nós temos. Por isso a importância de iniciativas como o Sarau Histórico. Esta é a segunda edição do Sarau após a retomada da agenda. Até o fim do ano teremos outros espetáculos para encantar os turistas e a população", afirmou.

A noite teve início com os músicos Piupiu, Walber Carvalho e Maria Clara apresentando músicas que marcaram época pelo seu romantismo ou que são verdadeiros hinos de São Luís como Ilha Bela, de Carlinhos Veloz. O show ajudou a plateia a entrar no clima do espetáculo que viria a seguir.

A companhia Tramando Teatro foi mais uma vez a responsável pela montagem da peça teatral que trouxe as irmãs Camille e Carolla de La Touche, personagens fictícios que foram as guias para que o Touro encantado, um padre, a Serpente Encantada, a Manguda e Ana Jansen pudessem "pessoalmente" contar sua história e fatos reais dos mais de 400 anos de São Luís para os expectadores. O texto do espetáculo trouxe poemas de autores como Ferreira Gullar e Gonçalves Dias, fatos da história da cidade, curiosidades, além de toda a magia que as lendas e contos da cidade evocam.

Encantamento
O público acompanhou tudo atento e mais uma vez se encantou. Graça Oliveira tem 68 anos e mora na Cohama, mas não perde uma edição do Sarau. "Eu acho tudo muito lindo, por isso, sempre venho assistir. É um bálsamo relembrar o que a gente já viveu ouvindo estas músicas que são apresentadas. E a peça de teatro é sempre muito interessante porque a gente aprende sobre a história da cidade. Também fiquei feliz de ver como o Largo do Carmo está lindo", disse.

Wagner Batista havia chegado de São Paulo na segunda-feira (16) e parou no Largo do Carmo para acompanhar a apresentação. Ele também ficou encantado com a beleza do espetáculo. "Fazer um evento destes em uma praça tão agradável como esta é realmente uma iniciativa muito boa. Eu estava passando por aqui, vi a movimentação e resolvi aguardar. Achei muito bonito", contou.

Durante todo o evento, o público obedeceu às normas sanitárias vigentes para evitar a contaminação pela Covid-19; manteve o distanciamento mínimo entre os assentos e fez uso, em todo o espetáculo, da máscara de proteção, assim como os artistas, tendo retirado apenas durante a apresentação. O sarau integra o Reviva Centro, programa da Prefeitura de São Luís lançado na gestão do prefeito Edivaldo que movimenta o Centro da cidade, com o Passeio Serenata, o Roteiro Reggae, o Sarau Histórico, a Feirinha São Luís e o Arte na Praça. Todos são voltados para distribuir a riqueza cultural da capital maranhense para turistas e moradores locais e ficaram suspensos em decorrência da pandemia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.