Esportes olímpicos

Comissão de atletas do COB reconduz Iziane Castro para o ciclo Paris 2024

Maranhense, que disputou os jogos olímpicos Atenas 2004 e Rio 2016, conquistou novamente o espaço importante no esporte nacional e mundial

Maria Assunção Moraes Especial para O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Iziane Castro segue trabalhando pelo esporte no COB
Iziane Castro segue trabalhando pelo esporte no COB (IZIANE CASTRO )

SÃO LUÍS - A quarta-feira, 11, marcou mais um pleito histórico para o Comitê Olímpico do Brasil . Foram definidos os 25 novos integrantes da Comissão de Atletas do COB para o ciclo Paris (2024,); entre eles, a maranhense Iziane Castro, eleita com 19 votos, na modalidade basquete. Ela disputou os jogos olímpicos Atenas 2004 e Rio 2016. A atleta olímpica que já fazia parte da CACOB, conquistou novamente o espaço importante no esporte nacional e mundial. “Estou muito grata pela confiança para continuar representando os atletas olímpicos do Brasil, no COB, de acordo com a missão e visão da Comissão de Atletas, fortalecendo o olimpismo e os valores olímpicos”, declarou Iziane.

Entendendo a eleição CACOB

A eleição bateu recorde de votantes - 374 atletas olímpicos - 66% do total de aptos a votar. Em 2016, foram 170 votos, com recorte para garantir a equidade de gênero entre os eleitos, sendo escolhidos os 10 homens e 10 mulheres mais votados, além do campeão de votos, também com limite máximo de dois atletas por Confederação (ENAD). O CACOB teve participação histórica na eleição do COB em outubro. Com direito a 12 votos - era somente um até 2017 –, os atletas foram decisivos na escolha do presidente, vice e membros do conselho administrativo da entidade. A partir do próximo ciclo, 19 dos 25 integrantes da quarta turma da CACOB terão poder de voto.

A Comissão de Atletas (CACOB)

A Comissão de Atletas tem como principais objetivos: estabelecer um ambiente de discussão e oferecer sugestões, recomendações ou informações sobre quaisquer assuntos relacionados com o Movimento Olímpico; representar os direitos e interesses dos atletas olímpicos; incentivar a presença feminina no esporte; e apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte, dentre outros.

A CACOB tem a responsabilidade de examinar questões relativas aos Atletas Olímpicos; manter contato constante com outras Comissões de Atletas Nacionais e Internacionais; apresentar sugestões nas questões referentes ao controle de dopagem; fazer indicação para eleição da Comissão de Atletas do COI; além de elaborar o relatório anual da Comissão de Atletas e divulgar suas deliberações e ações em andamento para toda a comunidade esportiva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.