Online

10ª Vara Cível de São Luís marca leilão para o dia 25 de novembro

Local do leilão será na plataforma online, por meio do site www.grleiloes.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Leilão virtual acontece no dia 25
Leilão virtual acontece no dia 25 (leilão online)

São Luís - A 10ª Vara Cível do Termo Judiciário de São Luís marcou para o dia 25 de novembro um leilão judicial, na modalidade virtual. O Edital do leilão leva em consideração a alteração do Código de Processo Civil, através da Lei 11.283/2006, que alterou a ordem da expropriação, bem como incluiu a ferramenta da hasta pública ser realizada eletronicamente. O documento cita, ainda, o fato de que o meio eletrônico já está presente na vida do direito público há alguns anos, com a implantação do pregão eletrônico que tem se mostrado célere, eficiente e mais difícil de ser burlado. Será leiloado pela unidade judicial um Caminhão-baú, avaliado em cerca de 32 mil reais.

O Edital do leilão ressalta que a Hasta Pública Eletrônica possibilita que os bens a serem expropriados, ou seja, que teve a posse retirada de seu dono, possam ser oferecidos a um número universalmente maior de pessoas e por um maior espaço de tempo, ao contrário da sua forma presencial, em que o alcance era local, apenas em uma Comarca ou quem se dispusesse a viajar até o local, ou se ver representado no local para arrematar o bem de seu interesse, em local, data e hora previamente definidas. O local do leilão será na plataforma online, por meio do site www.grleiloes.com.

"Faz saber a todos quanto o presente Edital virem e tiverem conhecimento que o Juízo desta Comarca, através do Leiloeiro Público Oficial contratado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, levará a leilão público eletrônico, somente on-line, para alienação, nas datas, local (site), horário e sob as condições adiante descritas, os bens penhorados e descritos nos autos do processo abaixo relacionado no anexo que segue", diz o Edital, frisando que o bem será arrematado se ofertado lanço igual ou superior ao da avaliação. "Caso não haja licitantes, fica desde logo designado o dia 09 de dezembro de 2020, com início (fechamento) às 10 horas para o 2º Leilão, oportunidade em que o bem será arrematado por quem maior lanço oferecer, que não poderá ser inferior a 50% do valor da avaliação, não sendo permitido o preço vil", expressa.

Intimação
A Justiça destaca que fica(m), pelo presente Edital, intimado(a)(s) da realização dos respectivos leilões, o(a)(s) Sr(a)(s). Executado(a)(s) e cônjuges, se casado(a)(s) forem, caso não tenham sido encontrados para intimação pessoal, bem como os credores com garantia real, anticréticos (que retém em seu poder algo que o credor lhe entregou), usufrutuários ou senhorio direto, que não foram intimados pessoalmente, conforme o artigo constante no novo Código de Processo Civil. "Se o executado for revel e não tiver advogado constituído, não constando dos autos seu endereço atual ou, ainda, não sendo ele encontrado no endereço constante do processo, a intimação considerar-se-á feita por meio do próprio edital de leilão", versa o Edital.

Não cabe à unidade judicial ou ao Leiloeiro quaisquer responsabilidades quanto a consertos e reparos ou mesmo providências referentes à retirada, embalagem e transporte do bem arrematado. "O arrematante deverá pagar ao leiloeiro, no ato da arrematação, a comissão de 5% (cinco por cento) sobre o valor do bem arrematado, bem como deverá efetuar o pagamento de débitos de IPVA e multas (...) O pagamento pelo arrematante far-se-á à vista, diretamente ao leiloeiro, ou no prazo de três dias, através de depósito à disposição do Juízo e vinculado ao processo de execução constante no anexo abaixo, no Banco do Brasil ou na falta deste na Instituição Financeira indicado pelo Juízo", explica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.